Sobre la revista

Foco e Escopo

Em 2018 buscamos ampliar os nossos objetivos além do campo da produção acadêmico-científico voltada a Educação Ambiental e abrimos à recepção atendendo a sua principal característica, a interdisciplinaridade para estabelecermos um diálogo com outras áreas de conhecimento. E, assim franquear espaço para publicações que passam a contemplar as áreas das Ciências Humanas e Sociais, como a História, a Geografia, a Sociologia, a Filosofia, bem como a área das Ciências Naturais, como a Biologia, a Química e áreas afins, desde que abordem como objetivo principal do texto a ser sumetido discussões e ações relacionadas a processos educacionais.

Dedica-se à publicação de Artigos Acadêmicos-Científicos, Resenhas, Trabalhos de Pesquisas, Divulgação de Entrevista Científica, Conferências e Comunicações, fomentando e facilitando o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional.

Sendo assim, buscamos o desenvolvimento de valores éticos, de pertença e de respeito a coletividade.Em uma discussão e reflexão crítica da temática ambiental em diversas nuances que permeiam as relações socioambientais e os diversos atores sociais. Nesse novo ciclo pretendemos analisar e discutir conceitos, conteúdos, metodologias, paradigmas, políticas públicas, práticas culturais, conservação ambiental, relações sociais de consumo suas implicações e impactos ao meio ambiente. Entre os diversos atores sociais, (populações tradicionais, populações indígenas, populações quilombolas, etc.) na sociedade contemporaneidade.

A REVISEA é uma publicação exclusivamente eletrônica de fluxo contínuo.

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação duplo cego (blind review)

Os textos são encaminhados para dois pareceristasad hocespecialistas no tema abordado pelo autor.  No caso de haver uma disparidade nos pareceres, um/a terceira/o parecerista deve ser chamada/o para avaliar o artigo. Caso as disparidades não sejam superadas, devem as/os editoras/es emitir a opinião final. Nessa fase será garantido o anonimato do/a autor/a e dos/as pareceristas.

Aceitação

Se os/as pareceristas forem favoráveis à publicação sem alteração.

 

Aceitação com revisão

Se os/as pareceristas ad hoc forem favoráveis à publicação com a necessidade de revisão, os originais serão reenviados ao autor/a para a realização das alterações sugeridas e, posteriormente, reencaminhados aos pareceristas para constatar se as sugestões foram acatadas.

Rejeição

A rejeição pode ocorrer após a avaliação feita por pares e também após uma revisão e reenvio do trabalho.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Periodicidade

A partir de 2023 a REVISEA passou a adotar o modo de publicação contínua (rolling pass). Nos anos anteriores a ConCI manteve sua periodicidade semestral (quando os fascículos eram publicados nos meses: jan./jun. e jul./dez.)

Missão

A REVISEA possui, portanto, os seguintes itens norteadores:

- Compromisso: As publicações da Revista REVISEA, em consonância com a Instituição, norteiam-se pelo compromisso de contribuir para a promoção do desenvolvimento da sociedade, constituindo um espaço de divulgação e de difusão do conhecimento.

- Missão:
 Difundir o conhecimento científico, tecnológico e cultural para contribuir com a democratização do saber e o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade.

- Visão:
 Consolidar-se como veículo de divulgação acadêmica de reconhecido mérito técnico-científico-cultural, para que projete a Universidade Federal de Sergipe em âmbito regional, nacional e internacional.

- Princípios e valores:
     • Universalidade: Tendo em vista sua missão, as publicações da REVISEA acolhem a multiplicidade de saberes e a diversidade de perspectivas epistemológicas e metodológicas para construir um espaço plural e abrangente, cujo intuito é o de divulgar o conhecimento universal.
     • Ética: A publicações norteiam-se por padrões e normas éticas pertinentes aos temas publicados; respeitam as ideias expressas por seus articulistas, desde que essas se orientem por princípios éticos, e preservam a identidade de seus avaliadores e o julgamento por eles emitido.
     • Originalidade e relevância: Com o intuito de promover o avanço do conhecimento, as publicações privilegiam artigos que exponham o resultado de investigações relevantes, preferencialmente originais, desenvolvidas pela comunidade acadêmica da região, do país e do exterior, decorrentes dos processos e manifestações culturais e que tenham por suporte perspectivas multi, inter ou transdisciplinares.

Sponsors

A revista Sergipana de Educação Ambiental agradece as agências de fomento: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários -PROEX ; Universidade Federal de Sergipe  - UFS; Projeto Sala Verde na UFS ; Grupo de EStudos e Pesquisa em Educação Ambiental - GEPEASE.

Fontes de Apoio

A revista Sergipana de Educação Ambiental agradece aos contribuidores: Departamento de Educação, Departamento de Biologia e Programa de Pós-Graduação em Educação

Histórico do periódico

A Revista Sergipana de Educação Ambiental (REVISEA) é uma publicação exclusivamente eletrônica do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental – GEPEASE/UFS e do Projeto Sala Verde na Universidade Federal de Sergipe/UFS.

Fundada em dezembro de 2014, com o objetivo de disseminar a produção, resultados e reflexões advindos de investigações científicas e metodológicas e contribuir para consolidar abordagens formais e não formais e a formação de professores em Educação Ambiental (EA) do país.  

Taxas de submissão e publicação de textos

REVISEA: Revista Sergipana de Educação Ambinetal não cobra nenhuma taxa (APC) por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita de acesso aberto.

Norteadores éticos

A REVISEA: Revista Sergipana de Educação Ambiental, ISSN eletrônico 2359-4993, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos, baseada no código de conduta do COPE (Committee on Publication Ethics). A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na REVISEA. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. 

Além disso, a REVISEA: Revista Sergipana de Educação Ambiental, tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Apoiamos padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista, o dos revisores e do editor. Nós não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.

Deveres dos Editores:

  • Decisão de publicação: O editor da revista é responsável por decidir quais dos artigos submetidos à revista devem ser publicados. O editor é guiado pelas políticas do conselho editorial da revista e em estrita observância aos requisitos legais em matéria de difamação, violação de direitos autorais e plágio. O editor pode consultar o conselho editorial ou colaboradores na tomada de decisões.
  • Regras Justas: O editor deve avaliar manuscritos para o seu conteúdo intelectual, sem distinção de raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ou a filosofia política dos autores.
  • Confidencialidade: O editor e qualquer equipe editorial não deve divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido a qualquer outra pessoa, com exceção do próprio autor, revisores, potenciais colaboradores, outros conselheiros editoriais, e do editor, conforme o caso.
  • Divulgação e Conflitos de interesse: O editor não deve usar informações que não tenham sido publicadas em sua própria investigação sem o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve se abster de avaliar manuscritos nos quais tenha algum conflito de interesse resultantes de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.
  • Participação e cooperação nas investigações: O editor deve tomar medidas de resposta razoáveis quando reclamações éticas foram apresentadas em relação a um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Deveres dos Revisores:

  • Contribuição para a decisão Editorial: A revisão por pares ajuda o editor na tomada de decisões editoriais e através das comunicações editoriais com o autor pode também auxiliar o autor na melhoria do artigo.
  • Pontualidade: Qualquer árbitro selecionado que não se sente qualificado para avaliar a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que a sua imediata revisão será impossível deve notificar o editor e desculpar-se do processo de revisão.
  • Confidencialidade: Todos os manuscritos recebidos para avaliação devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com os outros.
  • Padrões de objetividade: Comentários devem ser conduzidos de forma objetiva e os avaliadores devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio.
  • Reconhecimento da Fonte: Pares avaliadores devem identificar obras publicadas relevantes que não tenham sido citadas pelos autores. O revisor também deve chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro documento publicado de que tenham conhecimento pessoal.
  • Divulgação e Conflitos de Interesse: Informação privilegiada ou ideias obtidas através da avaliação pelos pares devem ser mantidas em sigilo e não utilizados para proveito pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham algum conflito de interesse resultantes de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.

Deveres dos Autores:

  • Padrões de Relato: Autores de relatórios de pesquisas originais deverão apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma análise objetiva de seu significado. Dados subjacentes devem ser apresentados com precisão no artigo. Um documento deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.
  • Originalidade e Plágio: Os autores devem garantir que suas obras sejam totalmente originais, e se os autores usaram o trabalho e / ou palavras de outros autores estas devem ter sido devidamente citadas ou cotadas. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
  • Publicações múltiplas, redundantes ou concorrentes: Um autor não deve, em geral, publicar manuscritos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação primária. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista simultaneamente e / ou publicar o mesmo artigo em diferentes revistas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
  • Reconhecimento de Fontes: Reconhecimento adequado do trabalho dos outros deve ser feito sempre. Os autores devem citar as publicações que têm sido influentes na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em caráter privado, como na conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizados ou relatados sem permissão explícita e por escrito da fonte. As informações obtidas no curso de serviços confidenciais, como manuscritos de arbitragem ou pedidos de subvenção, não devem ser utilizados sem a autorização explícita e por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços.
  • Autoria do Artigo: A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Outros que tenham participado em certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa também devem ser reconhecido ou listadas como contribuidores. O autor deve se assegurar que todos os coautores adequados e nenhum inadequado estão incluídos no artigo, e que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do documento e concordaram em sua apresentação para publicação.
  • Divulgação e Conflitos de Interesses: Todos os autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse financeiro ou substantivo / material que poderiam levar a influenciar os resultados ou a interpretações em seus manuscritos. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
  • Erros fundamentais em obras publicadas: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão na sua própria obra publicada, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor da revista ou editora e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo.

Deveres do Publisher

    • Estamos empenhados em garantir que a obtenção de verbas de publicidade, reimpressão ou outra receita comercial não tem qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais.
    • Os nossos artigos são revisados para garantir a qualidade das publicações científicas e também somos usuários do Turnitin (software para identificação de plágio e similaridade).

(*) Esta Política de Ética é baseada em recomendações da Elsevier e do COPE - Committee on Publication Ethics -  Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas.

 

Política antiplágio

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, REVISEA: Revista Sergipana de Educação Ambiental, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na UFS.

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Como Política de Arquivamento, este periódico usa o sistema da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil.

Finalmente, os artigos são preservados no Repositório Interno da Universidade Federal de Sergipe.

O periódico está incluído também, em Diretórios de Políticas Editoriais, como o Diadorim.