Estudo da percepção ambiental no pelotão ambiental do estado de Sergipe

Authors

  • Cristiano Cunha Costa

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v1i1.3215

Abstract

O Pelotão de Polícia Ambiental tem como objetivo assegurar a preservação ambiental, inibindo os crimes ambientais. O estudo da percepção sobre o meio ambiente é de crucial importância para traçar o perfil do policial militar do Pelotão Ambiental, servindo como ferramenta para o adequado desfecho das ocorrências e a realização de cursos práticos na área ambiental, favorecendo o aperfeiçoamento profissional do efetivo. Este trabalho teve como objetivo conhecer a percepção ambiental dos policiais do Pelotão de Polícia Militar Ambiental do estado de Sergipe. Para isso, foi utilizado um questionário semiestruturado, abrangendo perguntas a respeito da percepção ambiental (afinidades com o meio ambiente, comportamento ambiental, conhecimento sobre meio ambiente, prioridade na soltura de animais silvestres e interesse na participação em cursos ambientais). A maioria dos policiais ambientais possui afinidade com as questões ambientais e 70% adotam ações ambientalmente corretas no local de trabalho. Há uma preocupação em participar de cursos de educação ambiental visando à qualificação profissional. Conclui-se que os policiais militares têm certa afinidade e conhecimento sobre as questões
ambientais, mas ainda há entre eles algumas dificuldades no que se refere ao atendimento de algumas ocorrências e à adoção de atitudes ecologicamente corretas no local de trabalho.
Palavras-chave: percepção ambiental, polícia ambiental, educação ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cristiano Cunha Costa

Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos. Coordenador de Flora do Núcleo de Educação Ambiental. E-mail: cristianocunha1982@hotmail.com

Published

2014-12-12

How to Cite

Costa, C. C. (2014). Estudo da percepção ambiental no pelotão ambiental do estado de Sergipe. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 1(1), 167–180. https://doi.org/10.47401/revisea.v1i1.3215