Proposta metodológica para a Educação Ambiental:
desenvolvimento sustentável na usina do Junco/SE
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v1i1.3213Keywords:
desenvolvimento sustentável, usina de álcool, metodologia.Abstract
Esta pesquisa propõe uma metodologia didática para explicar desenvolvimento sustentável através da sustentabilidade da produção de álcool em uma usina localizada no povoado do Junco, no município de Capela/SE, a ser discutida em aulas da disciplina Química no Ensino Médio. Este modelo está baseado no reaproveitamento do bagaço de cana como combustível e a vinhaça como adubo orgânico. Para tal, a proposta metodológica foi adaptada de uma pesquisa que originalmente utilizou a redação como coleta de dados de aprendizagem. Dessa forma, a proposta adaptada consiste na utilização de mapa conceitual para identificar conceitos e erros de sistematização e, assim, proporcionar maior facilidade de organização do conhecimento do que a redação. A metodologia, em um primeiro momento, requer um reconhecimento de campo pelo professor da disciplina, seguido de uma introdução sobre o desenvolvimento sustentável através da utilização de música. Posteriormente, é feito o reconhecimento de campo pelos alunos e, por fim, a utilização de mapa conceitual para a avaliação da aprendizagem. Concluiu-se, pelos resultados obtidos através das redações, que a maioria dos alunos vê a necessidade da sustentabilidade para rever
ter os desequilíbrios ambientais do planeta Terra e que a Usina do Junco apresenta uma junção de desenvolvimento sustentável com a Educação Ambiental.
Palavras-chave: desenvolvimento sustentável, usina de álcool, metodologia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).