ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE NO ENFRENTAMENTO À COVID-19: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E A EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Resumo
Este ensaio objetivou levantar algumas perspectivas e desafios para a atenção básica à saúde no enfrentamento à COVID-19, revelando ainda algumas experiências do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Características importantes da atenção básica devem ser ressaltadas como de alto potencial para o sucesso no enfrentamento da COVID-19, como a cobertura territorial, o vínculo dos profissionais de saúde no acompanhamento longitudinal das famílias, a complexidade do cuidado multifacetado próprio da atenção básica, envolvendo os determinantes sociais da saúde, a vigilância em saúde da área de abrangência, a identificação de usuários e áreas vulneráveis, o acompanhamento de pacientes idosos e com doenças crônicas. A precarização do setor saúde no Brasil tem gerado efeitos importantes na organização do trabalho na Atenção Básica. Condições inadequadas de trabalho, incluindo a falta de profissionais e a falta de equipamentos, comprometem a resolutividade dos problemas de saúde. A união entre ensino e serviço, firmada pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Sergipe e todas suas experimentações revelam como o somatório de olhares entre academia e gestão da saúde pode ajudar na superação de adversidades para o enfrentamento da COVID-19.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Sistemas de Saúde; Covid19; Formação em Saúde; Educação na Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. declaro, ainda, que uma vez publicado na revista RevIPI, editada pela Associação Sergipana de Ciência, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, por ventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Associação Sergipana de Ciência, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.