IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 SOBRE O TRATAMENTO NUTRICIONAL DE PACIENTES OBESOS GRAVES CANDIDATOS À CIRURGIA BARIÁTRICA
Impact of the COVID-19 pandemic on the nutritional treatment of serious obese patients candidate to bariatric surgery
Resumo
Objetivo: Avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 no tratamento nutricional de pacientes obesos graves candidatos à cirurgia bariátrica. Material e Métodos: Estudo transversal realizado em um ambulatório de nutrição com pacientes candidatos à cirurgia bariátrica com dados relativos às consultas presenciais antes da pandemia de COVID-19 e às consultas por teleatendimento durante a mesma. Foram coletados dados socioeconômicos, clínicos, antropométricos e um questionário estruturado sobre: presença de síndrome gripal; diagnóstico médico e segurança nas informações sobre a COVID-19 e alterações nos hábitos alimentares durante esse período. Para análise estatística descritiva foram utilizadas médias, desvio-padrão e frequências e para comparação das variáveis categóricas o Teste do Qui-quadrado. Resultados: Participaram do estudo 47 pacientes com média de idade de 45,1 ± 9,9 anos, sendo a maioria do sexo feminino (91,5%). A comorbidade de risco para COVID-19 mais prevalente foi a hipertensão arterial sistêmica, tanto isoladamente como associada a outras morbidades, seguida do diabetes mellitus tipo 2. A maioria dos pacientes se sentiam devidamente informados, porém, inseguros (p < 0,001) com relação à doença. Com relação ao consumo alimentar, antes do distanciamento social 55,3% (p < 0,001) dos pacientes relataram seguir as orientações de consumo de uma alimentação adequada e saudável prescrita pelos nutricionista e quando questionados sobre o referido consumo durante a pandemia, a maioria (p < 0,038) relatou que o isolamento afetava de algum modo a sua alimentação, 61,7% (p < 0,001) que não conseguiram manter a rotina dos hábitos alimentares saudáveis e 21,3% (p< 0,001) descreveram um elevado consumo de alimentos processados e/ou ultraprocessados. Conclusão: A insegurança e o consumo alimentar inadequado, em decorrência da pandemia, foram características prevalentes na maioria dos pacientes do estudo, com impacto na adesão ao tratamento nutricional prescrito como parte importante para o controle das comorbidades e para a preparação da cirurgia bariátrica.
Palavras-chaves: SARS-Cov-2, Obesidade, Consumo alimentar, Ultra processados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. declaro, ainda, que uma vez publicado na revista RevIPI, editada pela Associação Sergipana de Ciência, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, por ventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Associação Sergipana de Ciência, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.