SÍFILIS GESTACIONAL E CONGÊNITA: DESFECHOS EM AMBULATÓRIOS DE SEGUIMENTO
Palabras clave:
sífilis congênita, cuidado pré-natal, saúde materno-infantilResumen
O estudo tem o objetivo de identificar fatores associados aos desfechos dos casos de sífilis gestacional que resultaram em transmissão vertical numa população acompanhada pelos ambulatórios de seguimento do estado de Sergipe. Estudo transversal com crianças diagnosticadas com sífilis congênita, com acompanhamento ambulatorial em duas maternidades, entre novembro de 2017 e abril de 2018. Realizou-se entrevistas com as genitoras e verificação dos prontuários das crianças. Análises descritivas e de associações foram realizadas, adotando-se nível de significância de 5% para verificação dos fatores associados, utilizando o software SPSS, versão 18.0. Foram analisadas 112 crianças com sífilis, a maioria de suas mães tinha entre 20 e 34 anos (59,63%), residia no interior (51,79%), possuía menos de oito anos de estudo (63,39%). A realização tardia do pré-natal (20,72%) mostrou relação significativa com a situação econômica materna. A maioria das crianças com sífilis congênita não tiveram todas recomendações atendidas para prevenção da transmissão vertical da doença desde o pré-natal de suas mães até o acompanhamento das crianças, sendo necessário estratégias que tragam melhorias na assistência para esses segmentos populacionais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. declaro, ainda, que uma vez publicado na revista RevIPI, editada pela Associação Sergipana de Ciência, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, por ventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Associação Sergipana de Ciência, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.