Livro de resumo do 31º Encontro de Iniciação Científica da UFS
Palavras-chave:
PIBIC, PESQUISA, UFSResumo
Prezados/as Leitores/as,
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (POSGRAP) e a Coordenação de Pesquisa (COPES) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) têm a grande satisfação de apresentar a publicação dos Anais do 31º Encontro de Iniciação Científica – EIC (2021), contendo os resumos dos trabalhos científicos do Programa de Iniciação Científica (PIBIC, PICVOL e PIBIC-EM) submetidos nas oito áreas do conhecimento (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Socias Aplicadas e Linguística, Letras e Artes). Pelo quarto ano consecutivo, os resumos são publicados no volume especial da Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação (REVIPI).
O EIC é uma fonte essencial na busca, apreensão e desenvolvimento de novos conhecimentos, ao contribuir com a divulgação dos resultados das pesquisas científicas realizadas por alunos de graduação e do Colégio de Aplicação (CODAP) da UFS.
O evento, que a cada ano vem se consolidando como um importante espaço de integração, socialização e fomento à produção científica, reflete o crescimento e qualidade das pesquisas empreendidas na UFS, única universidade pública do Estado, que, nos últimos anos, tem alcançado conquistas importantes no cenário nacional e internacional.
No período de 2020-2021, os inúmeros desafios impostos à ciência e tecnologia pela pandemia (COVID-19), somaram-se, no Brasil, ao ápice da redução do financiamento público, que já vinha acontecendo desde 2015, segundo dados da SBPC, o que implicou seriamente na continuidade e finalização de diversas pesquisas. No entanto, apesar das dificuldades e incertezas geradas nesse contexto de instabilidade, a ciência manteve-se resiliente e os esforços para a finalização dos projetos de iniciação científica e a submissão dos seus resumos para apresentação dão conta disso. Desta forma, a COPES e a POSGRAP, juntamente com a comunidade acadêmica, não mediram esforços para a realização do EIC, mais uma vez em formato virtual, de modo a contribuir para a atualização dos progressos científicos recentes das diferentes áreas do saber, buscando traçar diretrizes e metas para os futuros projetos e fortalecendo e aperfeiçoando a formação acadêmica dos estudantes da graduação.
Em 2021, para o 31º EIC, foram submetidos e aprovados 1077 trabalhos que sumarizam as atividades de pesquisa desenvolvidas entre os anos de 2020 e 2021 nos diferentes campi da UFS, nas áreas de Ciências Agrárias (126), Ciências Biológicas (110), Ciências da Saúde (274), Ciências Exatas e da Terra (143), Engenharias (62), Ciências Humanas (187), Ciências Socias Aplicadas (79) e Linguística, Letras e Artes (86). Destaca-se, ainda, a participação dos alunos do CODAP com dez (10) trabalhos desenvolvidos no PIBIC-EM (Ensino Médio). Esse perfil demonstra o caráter interdisciplinar do evento e destaca a produção científica da UFS.
Devido ao formato virtual do EIC, algumas adaptações foram necessárias para as apresentações orais dos resultados das pesquisas, considerando os recursos tecnológicos disponíveis. Deste modo, a partir do ranking de notas dos relatórios finais avaliados pelos consultores ad hoc,conforme edital 01/2020 COPES/POSGRAP/UFS, foram selecionados os melhores trabalhos indicados na modalidade de comunicação oral de cada uma das oito grandes áreas do conhecimento e que desenvolveram o trabalho no período de 01/08/2020 a 31/08/2021 e atingiram os objetivos e metodologias propostos e de maneira ininterrupta. Buscou-se também a representatividade de todas as áreas, obedecendo à classificação das médias das notas.
Nesta edição do evento, os resumos submetidos como pôster digital, independente e comunicação oral não selecionados para apresentação, além de encaminhados para publicação nos Anais do Encontro na REVIPI, puderam ser expostos no perfil da COPES no Instagram, em forma de fotografia ou vídeo.
Ao final, numa edição reduzida, mas igualmente interessante para demonstrar a robustez e a qualidade do PIBIC, foram apresentados 90 trabalhos em dois dias de evento, que foi todo virtual, inclusive com o monitoramento e avaliação do comitê externo convidado. Ademais, há que se considerar a oferta de quatro minicursos com temas relativos à pesquisa científica – ciência, projeto de pesquisa, ética em pesquisa e plágio acadêmico, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFS no Youtube.
A POSGRAP e a COPES agradecem a confiança e a compreensão de todos os discentes, docentes, técnicos-administrativos e demais membros da comunidade acadêmica e da sociedade em geral na realização deste evento. Nossos agradecimentos a toda equipe organizadora, colaboradores, professores da UFS e membros da COMPIBIC, que não mediram esforços para alcançarmos o sucesso de mais um EIC. Nossos cordiais agradecimentos também à destacada e solidária participação do Comitê Externo, formado por pesquisadores qualificados e representantes ilustres de cada uma das áreas do conhecimento, provenientes de grandes centros de pesquisa do país e que atuam na avaliação e na correção da política de pesquisa da UFS.
Por fim, mas não menos importante, agradecemos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), à Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) e ao Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) pelo suporte direto ao pagamento de bolsas de Iniciação Científica (IC). Agradecemos igualmente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) pelo apoio financeiro, que tem fomentado as pesquisas realizadas na UFS e, de forma indireta, o PIBIC.
É com esse espírito de trabalho, dedicação e cooperação que nos despedimos e parabenizamos a todos os alunos e professores pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Até 2022!
Prof. Dr. Lucindo José Quintans Júnior – Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (POSGRAP/UFS)
Profa. Dra. Renata Ferreira Costa Bonifácio – Coordenadora de Pesquisa (COPES/POSGRAP/UFS)
Downloads
Referências
novembro de 2021, São Cristóvão (SE) / POSGRAP ; COPES . – São Cristóvão, SE : Editora UFS, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. declaro, ainda, que uma vez publicado na revista RevIPI, editada pela Associação Sergipana de Ciência, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, por ventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Associação Sergipana de Ciência, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.