A CRUZADA DA PURIFICAÇÃO NACIONAL CONTRA A BOSSA NOVA: ECOS DE UM DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v4i1.9507Resumo
Tempos atrás, Elomar, o cantador das caatingas, exprimiu toda a sua insatisfação em relação à Bossa Nova, um caso explícito, segundo ele, de “puxa-saquismo cultural” de quem resolveu “jazzar o samba” para entrar no mercado norte-americano. Este artigo procura evidenciar que ouvir Elomar falar equivale a comprar um bilhete para uma viagem sem volta rumo ao passado, pois suas palavras representam, sob vários aspectos, um eco tardio de argumentos esgrimidos por nacionalistas ferrenhos, a exemplo do pesquisador e jornalista José Ramos Tinhorão e outros mais. No rastro do sucesso da Bossa Nova, entre o fim dos anos 1950 e a década de 1960, a reação se instalou e estalou, pondo em movimento uma verdadeira cruzada de purificação da música popular brasileira, uma versão à moda da casa de uma espécie de “nazismo cultural”. Este texto, escrito fora dos padrões acadêmicos mais ortodoxos, mergulha, a partir da crítica às formulações de Elomar, no debate do período em torno da Bossa Nova. Dirigido especialmente a não iniciados na matéria, ele, tal como aparece aqui, é um fragmento inicial de um longo artigo, publicado em 1990,
sem nunca haver chegado até hoje aos meios de comunicação digital.
Palavras-chave: Samba e jazz. Bossa Nova. Nacionalismo musical.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.