“SOY LOCO POR TI, AMÉRICA”: TROPICALISMO, MÚSICA E IDENTIDADE LATINO-AMERICANA
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v4i1.9499Resumo
Para além de uma análise da letra da canção “Soy loco por ti, América”, composta
por Gilberto Gil e Capinan e gravada por Caetano Veloso, pela primeira vez, em
1968, este artigo aponta na direção de repensar o sentido da música latino-americana, principalmente a de protesto, a partir da segunda metade do século XX.
Para tanto, por meio de revisão bibliográfica, visamos a uma abordagem acerca do
movimento tropicalista, no Brasil, da relação entre a América Latina e a produção
musical, inclusive no que diz respeito às representações identitárias da região, e,
por fim, a uma discussão do viés engajado ou lírico-amoroso/ufanista que envolve
a canção citada.
Palavras-chave: América Latina. Tropicalismo. Canção. Identidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.