SISTEMA DE ABREVIATURAS NO CÓDICE 132 DO ARQUIVO DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA BAHIA

Autores

  • Rafael Marques Ferreira Barbosa Magalhães Universidade Federal da Bahia
  • Alícia Duhá Lose Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v3i03.8477

Resumo

As abreviaturas são consideradas por diversos autores como uma das principais
dificuldades para a leitura e transcrição de documentos antigos, sendo tema de
diversos trabalhos e sendo tratada pela maioria absoluta dos manuais de Paleografia. A abreviação consiste em representar uma palavra de forma encurtada, seja removendo elementos de seu interior ou utilizando de sinais e elementos gráficos para a representar ou substituir. O Códice 132 do Arquivo do Mosteiro de São Bento da Bahia é um manuscrito do século XVIII, adquirido em Portugal e doado ao Mosteiro de São Bento da Bahia por Cláudio de Britto Reis, advogado baiano autor de diversos livros sobre o Marquês de Pombal; o manuscrito apresenta com riqueza de detalhes questões relacionadas à ascensão política de Sebastião José de Carvalho e Mello, a administração do Império Português e aos feitos que se tornaram conhecidos como as Reformas Pombalinas. Mediante a riqueza de abreviaturas presentes nesse documento, foi feita a identificação e a classificação de todas as abreviaturas de acordo com a proposta de Maurice Prou.

Palavras-chave: Abreviaturas. Sistema de  abreviaturas. Códice 132 do Arquivo do Mosteiro de São Bento da Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Marques Ferreira Barbosa Magalhães, Universidade Federal da Bahia

é Mestre em Língua e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia, contemplado com bolsa de mestrado pela CAPES. Atualmente é Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Tem desenvolvido diversos projetos de pesquisa na área de Filologia como pesquisador voluntário no Centro de Pesquisa e Documentação do Livro Raro do Mosteiro de São Bento da Bahia, integrando o Grupo de Pesquisas do Mosteiro de São Bento da Bahia, o Grupo de Pesquisa de Filologia Românica da Universidade Federal da Bahia (Studia Philologica) e o Grupo de Pesquisa Nêmesis (Estudos do Léxico e da História da Língua Portuguesa)

Alícia Duhá Lose, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia, com Pós-Doutoramento pela mesma Universidade. É Professora Adjunta do Instituto de Letras e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Magalhães, R. M. F. B., & Lose, A. D. (2017). SISTEMA DE ABREVIATURAS NO CÓDICE 132 DO ARQUIVO DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA BAHIA. Revista De Estudos De Cultura, (9), 35–50. https://doi.org/10.32748/revec.v3i03.8477