O ENSINO DAS LÍNGUAS VIVAS NAS AULAS DE COMÉRCIO

Autores

  • Thadeu Vinícius Souza Teles Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v0i8.7244

Resumo

O presente artigo é parte da dissertação de mestrado intitulada O Papel do Ensino de Língua Inglesa na Formação do Perfeito Negociante (1759-1846), defendida em 2012, através do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL-UFS). O objetivo principal deste trabalho é observar o ensino de línguas vivas nas Aulas de Comércio à luz de pensadores ilustrados como John Locke (1632-1704) e Luiz Antonio Verney (1713-1792) no cenário da necessidade portuguesa de aparelhar seus homens de negócio com as habilidades próprias da atividade comercial. A partir de levantamento bibliográfico e análise de conjunto documental composto por algumas peças legislativas, periódicos e compêndios, foram observadas manifestações do ensino de línguas estrangeiras nas Aulas de Comércio durante a ascensão das línguas vivas e o consequente declínio do Latim. Um dos resultados proporcionados pelo estudo é a verificação do ensino de língua francesa nas Aulas de Comércio portuguesas antes da língua inglesa ter sua relevância
sacramentada. As Aulas de Comércio da Cidade do Porto são exploradas
como retrato de como se deu o ensino de línguas vivas no contexto pesquisado.

Palavras-chave: Ensino de línguas. Aulas de Comércio. Ilustração portuguesa

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Biografia do Autor

Thadeu Vinícius Souza Teles, Universidade Federal de Sergipe

Thadeu Vinícius Teles possui Graduação em Letras Inglês
Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2007),
Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa
(2008) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Atualmente é membro do Núcleo de Estudos de Cultura (NEC) liderado pelo Prof. Dr. Luiz Eduardo Oliveira, e concentra suas pesquisas em História do Ensino de Língua Inglesa, Linguística Histórica, Materiais Didáticos, Estudos Culturais e Ensino de Língua Inglesa. Encontra-se em doutoramento em Educação na Universidade Federal de Sergipe, onde também leciona como Professor Assistente I no Departamento de Secretariado Executivo Bilíngue. Além de ter atuado
como Professor de Letras Inglês Licenciatura no Ensino a Distância (EAD) da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2017-09-10

Como Citar

Teles, T. V. S. (2017). O ENSINO DAS LÍNGUAS VIVAS NAS AULAS DE COMÉRCIO. Revista De Estudos De Cultura, (8), 95–104. https://doi.org/10.32748/revec.v0i8.7244