ENSINAR LÍNGUAS COMEÇANDO PELO PLANO DE CURSO

Autores

  • José Carlos Paes de Almeida Filho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v0i7.6556

Resumo

Neste artigo são nomeadas e confirmadas posições teóricas sobre a fase distintiva
do planejamento de currículos e planos de cursos para o ensino de línguas e para
a formação de agentes nos três processos de que se compõe a área autônoma do
Ensino de Línguas vinculada à Linguística Aplicada. Um projeto ora em andamento
na Universidade de Brasília nucleia vários projetos que retomam a promissora primeira fase do planejamento e aqui explora seus vários ângulos da pesquisa e pressupostos numa tentativa de consolidar a prática fundamentada das materialidades em sua primeira estação, a dos planos e currículos para guia do ensino e aquisição das línguas de eleição que se afirmam no currículo recém aprovado para o Ensino Fundamental das escolas brasileiras pautado por uma Base Nacional Curricular Comum em processo de instalação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Paes de Almeida Filho, Universidade de Brasília

Possui graduação com Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Educação em Lingua Estrangeira pela Universidade de Manchester (1976), Inglaterra, e Doutorado em Linguística pela Universidade de Georgetown (1983) em Washington, DC, Estados Unidos da América. Atualmente é professor de Línguística Aplicada da Universidade de Brasília atuando nos programas de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Aprendizagem e Ensino de Línguas, com ênfase nos processos de aquisição e ensino de línguas, abordagens de ensino de idiomas, história do ensino de línguas no Brasil, políticas de ensino de linguas, ética profissional no ensino de lingua estrangeira, epistemologia da linguistica aplicada, formação de professores de línguas e ensino de português a falantes de outras línguas e cultura brasileira.

Downloads

Publicado

2017-06-02

Como Citar

Almeida Filho, J. C. P. de. (2017). ENSINAR LÍNGUAS COMEÇANDO PELO PLANO DE CURSO. Revista De Estudos De Cultura, (7), 71–82. https://doi.org/10.32748/revec.v0i7.6556