BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O FOCO NA ORGANIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v0i7.6555Resumo
O presente artigo trata da convergência entre currículo e formação inicial de professores, com o objetivo de mostrar a não factibilidade de muitas das transformações pretendidas para os cursos de licenciatura a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta analítica se justifica pelo fato de que grande parte da literatura entende a superação da fragmentação radicalmente disciplinar que a BNCC enseja como forma de valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais que devem estar presentes nos cursos de formação, ao que se contrapõem as abordagens críticas à interdisciplinaridade que o artigo identifica em correntes específicas da pesquisa no campo. Além do aporte bibliográfico especializado, o artigo se vale de um corpus documental constituído pela legislação educacional em vigor produzida para o currículo da Educação Básica e para os cursos de licenciatura no Brasil. A análise conclui que a BNCC poderá sim transformar a organização dos cursos de licenciatura, mas não pelo caminho da formação interdisciplinar apontada como precípua.
Palavras-chave: Teorias do currículo; Formação de professores; Interdisciplinaridade; Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
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