O PERCURSO HISTÓRICO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E OS DOCUMENTOS OFICIAIS: DA LEI 5692/71 À BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC)

Autores

  • Vanildo Stieg
  • Regina Godinho de Alcântara

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v0i7.6552

Resumo

O trabalho objetiva tematizar as modificações conceituais e metodológicas que tangem ao ensino da Língua Portuguesa na educação brasileira, buscando sua materialização nos discursos produzidos nos/pelos documentos oficiais que objetivaram balizar as práticas educacionais. Busca evidenciar as concepções de língua e linguagem que subsidiaram o ensino da Língua Portuguesa desde a Lei 5692/71 até a atual Base Nacional Curricular Comum (BNCC), no sentido da identificação e problematização de avanços, recorrências e retornos de conceitos/concepções e metodologias. Trata-se de uma pesquisa de cunho documental, trazendo como referencial teórico-metodológico a abordagem Histórico-cultural na pesquisa em ciências humanas e a perspectiva bakhtiniana de linguagem. As considerações tecidas apontam, como resultados da pesquisa, para um retorno a(s) concepção(ões) de língua e linguagem de vertente estruturalista, evidenciando, assim, um retrocesso no que tange à possibilidade de uma abordagem dialógica e discursiva, na contramão da efetivação de enfoques metodológicos que trariam, para a sala de aula, a língua para além de seus aspectos estruturais, evidenciando as questões históricas, culturais e ideológicas que lhe são inerentes.

Palavras-chave: Ensino da Língua Portuguesa. Base Nacional Comum Curricular.
Concepções de língua e linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanildo Stieg

Professor, pesquisador e escritor. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2012). Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq "Alfabetização, Leitura e Escrita (NEPALES/UFES/CE/CNPq). Membro do Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEBAKH/PPGEL). Coordenador Adjunto do Grupo de Estudos e Pesquisas em processos de apropriação de Língua Portuguesa (GEPAL/UFES/CE/CNPq). Possui vivência em todos os níveis da Educação Escolar (Infantil, Fundamental, Médio e Superior - Graduação e Pós-Graduação). Vivência como Coordenador Pedagógico em Escola Pública (Linhares/ES) e como Coordenador Pedagógico Geral em rede de ensino Público Municipal. Formador do PNAIC/MEC/NEPALES/UFES.

Regina Godinho de Alcântara

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, na Linha Educação e Linguagens (2014). Possui Mestrado pelo PGGE/CE/UFES, na Linha de Educação e Linguagens (2006). Licenciada em Letras - Português. Professora Adjunta do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação. Pesquisadora e membro integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES - UFES/CE). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Cnpq - Estudos e Pesquisas em Processos de Apropriação da Língua Portuguesa - Gepalp. É professora de Língua Portuguesa, com experiência em formação de professores, atuando com temáticas referentes ao ensinoaprendizagem da língua materna, estudos linguísticos, didática e metodologia da Língua Portuguesa

Downloads

Publicado

2017-06-02

Como Citar

Stieg, V., & Alcântara, R. G. de. (2017). O PERCURSO HISTÓRICO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E OS DOCUMENTOS OFICIAIS: DA LEI 5692/71 À BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC). Revista De Estudos De Cultura, (7), 15–30. https://doi.org/10.32748/revec.v0i7.6552