EXPANSÃO URBANA E INFLUÊNCIA GEOGRÁFICA EM SÃO PAULO (1850-1889)
UMA ABORDAGEM EM HISTÓRIA GEORREFERENCIADA
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.21946Palavras-chave:
.Resumo
O objetivo é averiguar a relação entre a expansão urbana e a influência geográfica na cidade de São Paulo, 1850 e 1889, período imediatamente anterior a um significativo crescimento e mudança espacial da cidade. As fontes históricas que correspondem aos indicadores de espraiamento urbano são: dados demográficos do século XIX, localização espacial dos templos religiosos, traçado da primeira ferrovia, plantas urbanas selecionadas e Atas da Câmara. Para análise usamos uma abordagem metodológica baseada no georreferenciamento, a fim de demonstrar a expansão urbana através do cruzamento de variadas informações históricas e geográficas (rios e declividadedo terreno). Os dados permitiram verificar a possível relação entre os aspectos físicos e geográficos e a expansão do layout urbano na cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.