A PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA DO IMPÉRIO DO BRASIL DE FRANCISCO ADOLFO VARNHAGEN
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.21363Resumo
A década de 1840 foi decisiva na reestruturação do Governo Imperial, após os anos conturbados do Período Regencial. A Coroa tinha dois desafios principais: a consolidação das suas fronteiras e o fortalecimento econômico. Nesse sentido, Francisco Adolfo de Varnhagen publicou o Memorial Orgânico em 1849, com as suas propostas de reformulação da geopolítica e da administração do Império do Brasil. As proposições do Visconde de Porto Seguro centravam na ocupação do interior do território nacional, apontando as mudanças necessárias no plano do trabalho, ao indicar a utilização da mão de obra indígena e imigrante enquanto as principais alternativas para a desagregação do trabalho escravizado. Nesse artigo analisamos as propostas de Varnhagen para a reformulação das províncias e das mudanças das suas capitais, apontando os impactos desse projeto nos debates em torno da divisão administrativa do Império do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.