ANÁLISE DE ENQUADRES
UM ESTUDO SOBRE O CANCELAMENTO DO CANTOR JOHNNY HOOKER NO EVENTO MORMAÇO POR MEIO DE UM DISCURSO LGBTQIAPN+FÓBICO E RELIGIOSO
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.21343Resumo
Este trabalho apresenta uma situação de preconceito LGBTQIAPN+fóbico, em especial contra as travestis, realizado por um deputado federal do estado de Roraima frente a um artista gay que teve seu show cancelado em um evento na cidade de Boa Vista, utilizando uma crença religiosa sob um viés tradicional como instrumento de defesa. O discurso do deputado foi postado em uma de suas redes sociais. Para isso, foi aplicado a teoria dos enquadres da sociolinguística interacional, por meio dos autores Goffman (1982; 1891); Tannen e Wallat (1987), Batenson (1972; 2002), etc. Este artigo apresenta a conclusão de que o deputado passou impune a tal ato perante a justiça, e que seu discurso alimenta o preconceito homofóbico que está presente na comunidade roraimense ao ponto de privar um grupo de roraimenses a ter acesso a apresentações culturais que envolvam as minorias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.