UM PAINEL ESPLÊNDIDO E FANTÁSTICO
A LUZ DE GÁS NA FORMAÇÃO DA PAISAGEM URBANA (FORTALEZA - CEARÁ, ANOS 1860 A 1930)
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.21339Resumo
O artigo discute uma dimensão da vida urbana que, no decorrer do longo século XIX, assinalou a presença mais assídua das inovações técnicas na organização do cotidiano e no domínio da produção: a iluminação artificial. Mediante o exame do processo de implantação e consolidação do sistema de gás na cidade de Fortaleza (Ceará), busca-se articular seu funcionamento à expansão global da economia capitalista, sob a forma da abertura de novos mercados com base em investimentos, empresas privadas, saberes, profissionais, matérias-primas e equipamentos oriundos das potências industriais. Esta análise tem por foco o impacto do serviço de luz sobre a percepção de moradores e viajantes e seu papel na atribuição de significados à passagem do tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.