A PRÁTICA ESCRITURÍSTICA DE DAVID CALDAS NOS JORNAIS O AMIGO DO POVO E OITENTA E NOVE (1868-1875)
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.21313Resumo
David Caldas foi um proeminente jornalista, político e intelectual do Piauí oitocentista. Para além de sua atuação como republicano histórico – dimensão de sua existência mais explorada pela historiografia –, o autor foi um hábil intérprete de seu tempo. Através dos jornais O Amigo do Povo e Oitenta e Nove, busca-se neste trabalho analisar os escritos de Caldas publicados entre 1868 e 1875, percebendo-o como um sujeito histórico, que, através de sua atividade intelectual (como escritor, político e professor), buscou intervir no mundo que o rodeava. Para tanto, são estabelecidos diálogos com pesquisadores como Teresinha Queiroz (2011), Vinicius Leão Araújo (2021), Thiago Krause e Rodrigo Goyena Soares (2022).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.