A ATUAÇÃO DAS COMISSÕES DE SOCORRO NA ASSISTÊNCIA AOS DOENTES DA COLÔNIA SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA-PI (1875-1885)
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.21304Resumo
A proposta do trabalho é analisar de que forma as Comissões de Socorro atuavam na terapêutica da população acometida por surtos de doenças na Colônia São Pedro de Alcântara, localizada na Província do Piauí, entre 1875 a 1885. Durante esse período, a população pobre da região enfrentava uma grande seca que afligiu o Nordeste, acarretando um panorama de crise social sistêmica, sendo que um dos resultados foi o aumento do número das enfermidades. Desse modo, estes serviços eram responsáveis por assistir a população da Colônia, não somente no tratamento de epidemias, como também no fornecimento de roupas, comidas, abrigos e remédios em situações de crise, como é o caso da seca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.