TRAJETÓRIAS DE EDUCADORAS IMIGRANTES EM SERGIPE (BR) E MASSACHUSETTS (EU)
SABERES E PRÁTICAS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.21035Resumo
Este texto analisa, comparativamente, as narrativas de seis educadoras imigrantes no ensino superior, três em Sergipe (BR) e três em Massachusetts (EU), com o intuito de demonstrar como essas educadoras influenciam a formação dos indivíduos no ensino superior. A análise é realizada a partir da compreensão de suas trajetórias e saberes que afetam a prática docente. Para tanto, são utilizados os conceitos de sociedade e indivíduo de Elias (1994), os saberes docentes de Tardif (2012) e a abordagem do Estudo de Caso Comparado (ECC) de Bartlett e Vavrus (2017). Observa-se, a partir deste estudo, que suas vivências integradas na prática docente potencializam as experiências educacionais e contribuem para o aprimoramento das sociedades em que estão inseridas.
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