TRAJETÓRIAS DE EDUCADORAS IMIGRANTES EM SERGIPE (BR) E MASSACHUSETTS (EU)

SABERES E PRÁTICAS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.21035

Resumo

Este texto analisa, comparativamente, as narrativas de seis educadoras imigrantes no ensino superior, três em Sergipe (BR) e três em Massachusetts (EU), com o intuito de demonstrar como essas educadoras influenciam a formação dos indivíduos no ensino superior. A análise é realizada a partir da compreensão de suas trajetórias e saberes que afetam a prática docente. Para tanto, são utilizados os conceitos de sociedade e indivíduo de Elias (1994), os saberes docentes de Tardif (2012) e a abordagem do Estudo de Caso Comparado (ECC) de Bartlett e Vavrus (2017). Observa-se, a partir deste estudo, que suas vivências integradas na prática docente potencializam as experiências educacionais e contribuem para o aprimoramento das sociedades em que estão inseridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilary Marques, Universidade Tiradentes

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT) e graduada em Letras Inglês pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GEPES). 

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes/UNIT, em Sergipe. Pesquisadora do ITP/SE e do Tiradentes Institute/Boston. Tem Pós-doutorado em educação (2018), sob a supervisão da Profa. Dra. Felicia Wilczenski, na University of Massachusetts, Boston. É Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e Mestre em Educação (2006) pela mesma instituição. 

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Marques, H. N. de O., & Amorim, S. S. (2024). TRAJETÓRIAS DE EDUCADORAS IMIGRANTES EM SERGIPE (BR) E MASSACHUSETTS (EU): SABERES E PRÁTICAS DOCENTES. Revista De Estudos De Cultura, 10(24), 1–18. https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.21035