METALITERATURA E ESTRANHAMENTO EM O MATADOR, DE PATRÍCIA MELO
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20589Resumo
O presente artigo propõe uma análise do romance O matador, de Patrícia Melo, publicado em 1995, enfocando o livro que aparece dentro da trama romanesca. Em determinada sequência da obra, o narrador, que também é a principal personagem, elabora um livro registrando os assassinatos que comete. O material elaborado por ele é feito a partir de um álbum de retratos para bebês. O que se pretende é observar a peculiaridade nessa criação, tomando como apoio o texto sobre o efeito do estranhamento, teorizado por Chklóvski (1970), no ensaio “A arte como procedimento”. A análise foi baseada em estudos concebidos por Aristóteles (2008), Barthes (2007), Todorov (2006), Coli (1995), Ramos (2019). Assim sendo, traçamos um diálogo entre teoria e texto literário com o objetivo de destacar a presença do referido efeito na obra literária selecionada para este estudo.
Palavras-chave: Meta-romance, Autoria feminina, Literatura brasileira, Estranhamento
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.