INTERNACIONALIZAÇÃO E INGLÊS COMO MEIO DE INSTRUÇÃO

PASSADO, PRESENTE E FUTURO NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Autores

  • Tatiane Lopes Moreira
  • Rafael de Souza Timmermann
  • Marcos Gabriel Cardoso Silva
  • Murillo Gabriel Gomes

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20575

Resumo

Este texto trata da Internacionalização do ensino superior no Brasil e o uso de Inglês como Meio de Instrução (EMI), com foco na região Norte do país. O objetivo é mapear práticas e estudos realizados. A metodologia consiste em: 1) Revisão Sistemática de Literatura sobre Internacionalização e EMI nas Universidades da região Norte; 2) Pesquisa documental nos sites oficiais das universidades públicas da região Norte, sobre práticas linguísticas e de Internacionalização. Pontuamos que há certo avanço no que tange às práticas de Internacionalização nas universidades públicas do Norte do Brasil, principalmente voltadas à mobilidade acadêmica; além disso, é perceptível a necessidade de maior divulgação e difusão acerca das práticas de formação linguística e de EMI.
Palavras-Chave: Internacionalização, EMI, Norte, Brasil

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-17

Como Citar

Lopes Moreira, T., de Souza Timmermann, R., Gabriel Cardoso Silva, M., & Gabriel Gomes, M. (2024). INTERNACIONALIZAÇÃO E INGLÊS COMO MEIO DE INSTRUÇÃO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO NA REGIÃO NORTE DO BRASIL. Revista De Estudos De Cultura, 9(23). https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20575