POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO BRASIL
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20569Resumo
Políticas linguísticas (PLs) podem ser entendidas como atos oficiais, intenções, atitudes e práticas relativas ao sobre o uso, status e aquisição das línguas. Diante deste conceito, este trabalho trata-se de uma revisão sistemática acerca das pesquisas relacionadas às PLs em contexto nacional e publicadas entre o período de 2019 a 2023 disponibilizadas no Portal de Periódicos da Capes. O estudo visa, portanto, mapear e apresentar o conhecimento científico relacionado aos 14 artigos identificados, de modo a evidenciar onde foram produzidos e a quais temas se direcionam, de modo refletir acerca de suas implicações políticas, educacionais e sociais. Os dados representam a visível recência da temática, apesar da relevância social, política e educacional das discussões da área.
Palavras-chave: Políticas Linguísticas. Revisão Sistemática. Implicações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.