PÓS-MODERNIDADE E IDENTIDADES SEXUAIS: O PROCESSO DE AUTOAFIRMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO GRUPO LGBTQIA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.20197

Resumo

Esta análise procura contribuir com as recentes abordagens sobre identidades sexuais, motivadas pela exaustão de modelos tradicionais heteronormativos e binários. A Parada do Orgulho Gay de São Paulo é tomada como exemplo do movimento de luta de identidades alternativas para a cidadania. A hipótese adotada é a de que, apesar da quebra de paradigmas tradicionais, os indivíduos LGBTQIA+ ainda estão em luta para a afirmação de seus direitos à igualdade. Como objetivo geral, abordam-se as noções de identidades sexuais, nas vertentes de Hall (2011) e Cuche (1999). Figuram, na categoria de objetivos específicos: (i) relacionar identidades sexuais e poder; (ii) verificar as visões históricas do sujeito homossexual; (iii) identificar os limites conceituais de hetero e auto-identidade na vida de pessoas homonormativas. Os resultados alcançados vão ao encontro da hipótese levantada, evidenciando que, apesar de um avanço significativo no campo dos direitos, as práticas sociais continuam a discriminar a comunidade LGBTQIA+.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alzira Lobo de Arruda Campos, Universidade Santo Amaro

Mestra e Doutora em História Social (USP/SP); Livre-docente em Metodologia da História (UNESP/FRANCA); Docente do quadro de inativos da Faculdade de Direito, História e Serviço Social da UNESP/FRANCA e Docente Titular do Programa de Mestrado em Ciências Humanas (UNISA/SP).

Patrícia Margarida Farias Coelho, Universidade Santo Amaro

Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP;  Docente e Coordenadora do Programa de Mestrado em Ciências Humanas (UNISA/SP).

Vinícius Ferreira Lima, Universidade Santo Amaro

Mestre em Ciências Humanas da UNISA (Universidade Santo Amaro); Licenciado em Pedagogia e em História pela UNISA; Especialista em História, Sociedade e Cultura pela PUC/SP.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Campos, A. L. de A., Coelho, P. M. F., & Lima, V. F. (2024). PÓS-MODERNIDADE E IDENTIDADES SEXUAIS: O PROCESSO DE AUTOAFIRMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO GRUPO LGBTQIA+. Revista De Estudos De Cultura, 10(24), 1–18. https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.20197