TIPOGRAFIAS E IMPRESSOS PROTESTANTES NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v8i21.18509Resumo
Na perspectiva da História da Educação, este artigo tem como objeto de investigação sete catecismos protestantes. Evidencia as tipografias responsáveis pela produção e edição das fontes aqui analisadas, destacando a importância desses prelos como produtores de impressos e difusores de obras que contribuíram para a inculcação de valores morais e de saberes educacionais e religiosos em parte da população brasileira. O recorte teórico-metodológico está embasado no método indiciário (Ginzburg, 2007) e em cultura (Elias, 1994). Portanto, foi possível concluir que a disseminação de obras e a criação de tipografias por missionários norte-americanos contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento da imprensa protestante e, consequentemente, brasileira.
Palavras-chave: Catecismos Protestantes, Imprensa Protestante, Comunidade de Leitores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.