PROJETO DE VIDA
DA UTOPIA DA FORMAÇÃO INTEGRAL À ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v2i17.17201Resumo
Analisa-se no presente texto a abordagem do projeto de vida como experiência pedagógica em turmas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA),
compreendendo-o como relevante ferramenta, capaz de favorecer a autopercepção e a construção de sentido pleno por parte dos estudantes da modalidade. O estudo, caracterizado como exploratório conforme Triviños (1987), baseou-se em uma pesquisa empírica na qual foram investigados a compreensão e o grau de apropriação dos docentes atuantes na EJA acerca da temática, bem como a aplicação de metodologias de desenvolvimento de projetos de vida em escolas de diferentes localidades. As experiências apresentadas sinalizam para a necessidade de desenvolvimento de processos de aprendizagem que passem a abranger o projeto vital do ser humano.
Palavras-chave: Educação Jovens e Adultos, projeto de vida, formação integral
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