PROJETO DE VIDA

DA UTOPIA DA FORMAÇÃO INTEGRAL À ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Renato de Oliveira Brito
  • Cláudia Chesini
  • Maria Cristina Mesquita da Silva

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v2i17.17201

Resumo

Analisa-se no presente texto a abordagem do projeto de vida como experiência pedagógica em turmas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA),
compreendendo-o como relevante ferramenta, capaz de favorecer a autopercepção e a construção de sentido pleno por parte dos estudantes da modalidade. O estudo, caracterizado como exploratório conforme Triviños (1987), baseou-se em uma pesquisa empírica na qual foram investigados a compreensão e o grau de apropriação dos docentes atuantes na EJA acerca da temática, bem como a aplicação de metodologias de desenvolvimento de projetos de vida em escolas de diferentes localidades. As experiências apresentadas sinalizam para a necessidade de desenvolvimento de processos de aprendizagem que passem a abranger o projeto vital do ser humano.
Palavras-chave: Educação Jovens e Adultos, projeto de vida, formação integral

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-28

Como Citar

de Oliveira Brito, R. ., Chesini, C. ., & Cristina Mesquita da Silva, M. . (2022). PROJETO DE VIDA: DA UTOPIA DA FORMAÇÃO INTEGRAL À ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista De Estudos De Cultura, 2(19), 179–194. https://doi.org/10.32748/revec.v2i17.17201