DO CONTEMPORÂNEO SURGE UMA NOVA DISTOPIA
UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO COM BASE EM QUATRO TRILOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v2i17.17191Resumo
As distopias contemporâneas têm sido largamente estudadas, pois muitos teóricos as consideram uma atualização ao gênero distopia como era concebido
tradicionalmente. Sob este prisma, este trabalho busca analisar alguns aspectos que diferenciam a atual forma do gênero de seus antecessores. Analisar-se-á a
ocorrência do pós-humano e transumano, bem como as implicações sociais em ambos na criação de sociedades distópicas. Além disso, buscar-se-á demonstrar
as diferentes características resultantes da troca de foco das narrativas, que vai da ênfase no social nas distopias tradicionais para o corpo e a essência do humano nas distopias contemporâneas. Para tal, este trabalho utiliza-se das contribuições de Gregory Claeys (2010), Rafaella Baccolini (2004), Eduardo Marks de Marques (2014) e Cary Wolfe (2010).
Palavras-chave: Distopias contemporâneas, transumanidade, pós-humanidade, utopia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.