A ABORDAGEM HISTÓRICA DA SAÚDE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

UM OLHAR PARA O PNLD/2017

Autores

  • Jéssica Amanda Lourenço dos Santos
  • Natalia Lami Zanettini
  • Fabiola Rodrigues Oliveira do Nascimento
  • Rafael Cava Mori

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v6i17.15729

Resumo

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma política que avalia livros escolares e os distribui a estudantes de escolas públicas. No caso da disciplina Ciências, nas séries finais do ensino fundamental, o PNLD indica, entre seus critérios de avaliação, descritores relativos à abordagem histórica dos conteúdos. Assim, este trabalho levantou a presença de abordagem histórica, em conteúdos sobre saúde, nas 13 obras do PNLD/2017 – Ciências – séries finais do ensino fundamental. Foram encontradas 188 unidades de análise, classificadas em 4 sistemas de categorias. Em geral, as unidades são narrativas que vão além da simples menção a datas e nomes; contribuem para atenuar a abordagem exclusivamente biológica do tema saúde; aparecem em seções específicas para a abordagem histórica; e contemplam diversos conteúdos, com ênfase em genética. São apenas 21 as unidades de análise sobre respiração, epidemias/pandemias e vacinação – conteúdos que adquiriram enorme importância após a pandemia de Covid-19. Uma análise qualitativa de 15 dessas unidades explicitou seu potencial em veicular uma abordagem historiográfica menos tradicional, focando em fatos do passado médico brasileiro e compartilhando fontes primárias.
Palavras-chave: Educação em saúde. Livros didáticos. História das ciências.

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Publicado

2021-05-23

Como Citar

Lourenço dos Santos, J. A. ., Lami Zanettini, N. ., Rodrigues Oliveira do Nascimento, F. ., & Cava Mori, R. . (2021). A ABORDAGEM HISTÓRICA DA SAÚDE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA O PNLD/2017. Revista De Estudos De Cultura, 6(17), 127–142. https://doi.org/10.32748/revec.v6i17.15729