O PAPEL DA SALIÊNCIA FÔNICA NO USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL NO PORTUGUÊS AFROBRASILEIRO DE RIO DAS RÃS
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v5i13.13137Resumo
A variável saliência fônica, neste trabalho, estudada no uso variável da concordância nominal, analisa um grupo de fatores em função da diferenciação do material fônico na oposição singular/plural dos itens analisados no interior do sintagma nominal (SN) do corpus estudado. O estudo foi norteado pelos princípios teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (WEINREICH, LABOV e HERZOG, 2006 [1968]; LABOV, 2008 [1972]) e por pesquisas que analisaram o princípio da saliência fônica. Este trabalho apresenta os resultados do estudo sobre a variação linguística, considerando a variável saliência fônica na fala de 24 informantes do português afro-brasileiro da comunidade de Rio das Rãs, no município de Bom Jesus da Lapa-BA, divididos em três faixas etárias (25 a 35 anos; 45 a 55 anos e 65 anos ou mais), por sexo (masculino e feminino), nível de escolaridade (0 a 2 anos e 03 a 5 anos) e se o informante viveu em outra comunidade. Os resultados encontrados permitiram analisar a influência da saliência fônica na variação linguística da comunidade pesquisada, bem como, permitiu um estudo reflexivo--comparativo com outras pesquisas sobre a variação linguística no Português Brasileiro (PB).
Palavras-chave: Saliência fônica; Concordância nominal; Variação linguística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.