PINTURA É POESIA, POESIA É PINTURA: O UT PICTURA POESIS E A CONSTRUÇÃO DO RETRATO FEMININO NA SÁTIRA LICENCIOSA DE GREGÓRIO DE MATOS

Autores

  • Patrícia Bastos

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v4i12.12276

Resumo

Este trabalho abordará o conceito horaciano ut pictura poesis, doutrina que estabelece
uma relação entre linguagem e pintura, demonstrando sua influência no
que diz respeito à técnica de criação utilizada no retrato feminino constituído na
sátira licenciosa atribuída a Gregório de Matos, produzida através de um olhar que
estabelece vícios e deformidades. Conforme nos esclarece Ana Lúcia M. Oliveira
(2003a), anatomizar é examinar até o momento em que se pode, com uma palavra,
condensar, definir. Desse modo, para uma melhor compreensão desta abordagem,
é necessário conhecer a sociedade receptora do discurso em questão, assim como
a relação que há entre o corpo e a carne, o sagrado e o profano - observando a linguagem
e as imagens produzidas nas obras seiscentistas através de uma perspectiva
que entenda a relação existente entre desigualdade, corpo e anatomia.
Palavras chaves: ut pictura poesis, corpo feminino, século XVII

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-03

Como Citar

Bastos, P. (2019). PINTURA É POESIA, POESIA É PINTURA: O UT PICTURA POESIS E A CONSTRUÇÃO DO RETRATO FEMININO NA SÁTIRA LICENCIOSA DE GREGÓRIO DE MATOS. Revista De Estudos De Cultura, 4(12), 59–70. https://doi.org/10.32748/revec.v4i12.12276