CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: Ensino de literatura e leitura subjetiva

2024-06-15

Prazo prorrogado para 30 de outubro de 2024

A leitura subjetiva, uma abordagem que integra reflexões sobre o ensino da literatura e a formação de leitores e leitoras, continua a ser um tema emergente e instigante para pesquisadores/as, professores/as e educadores/as nos campos dos estudos literários e da educação no Brasil. Desde a publicação seminal de Leitura subjetiva e ensino de literatura, em 2013, coletânea organizada por Annie Rouxel, Gérard Langlade e Neide Luzia Rezende, o campo tem sido potencializado por discussões sobre a importância da experiência subjetiva na formação de leitores e leitoras e na interpretação literária.

Neste contexto, Gerárd Langlade, em seu artigo na coletânea, argumenta que a postura implicada do sujeito leitor é uma necessidade funcional da leitura. Ele afirma que “em toda experiência de leitura literária, os distúrbios, as emoções, os devaneios, as associações de ideias ou mesmo vinculações espontâneas, que têm suas raízes na personalidade profunda, na história pessoal, nas recordações literárias ou lembranças de momentos vividos do indivíduo que lê, são considerados elementos parasitas que falseiam, embaçam e emaranham a recepção de uma obra a ponto de lançá-la para fora do campo da literatura” (LANGLADE, 2013, p. 25). No entanto, Langlade defende que “As reações subjetivas, ao invés de excluir as obras para ‘fora da literatura’, seriam na verdade catalisadoras de leitura que alimentariam o trajeto interpretativo até a sua dimensão reflexiva” (LANGLADE, 2013, p.30-31).

Passada mais de uma década desde a publicação desta importante obra no Brasil, seus efeitos e desdobramentos ainda estão em processo de avaliação e exploração. Este dossiê visa aprofundar as discussões sobre a leitura subjetiva, investigando suas implicações teóricas e metodológicas no ensino de literatura.

Questões-chave para submissão:

- Quais são as principais definições e abordagens teóricas da leitura subjetiva?

- Como as experiências pessoais e subjetivas dos/as leitores/as influenciam a interpretação literária?

- De que maneira a leitura subjetiva pode ser/tem sido integrada no ensino de literatura em escolas e universidades?

- Quais são as metodologias e estratégias mais eficazes para fomentar a leitura subjetiva entre estudantes?

- Como a subjetividade do/a leitor/a pode ser utilizada para fomentar a análise e a crítica literária?

Objetivo do Dossiê:

Convidamos pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos que explorem as dinâmicas da leitura subjetiva no contexto do ensino de literatura. Buscamos reunir textos que apresentem pesquisas concluídas ou em andamento, que ofereçam novas perspectivas teóricas, metodológicas e práticas, e que contribuam para a ampliação deste campo de estudo.

Critérios de Aceitação e Publicação:

Os trabalhos submetidos devem ser aprovados pelos pareceristas e estar de acordo com as normas editoriais da revista.

Esperamos contribuir para a expansão e aprofundamento dos estudos sobre a leitura subjetiva e o ensino de literatura, proporcionando um espaço de diálogo e troca de experiências entre acadêmicos/as e profissionais da educação.

 

Calendário para Submissão e Publicação:

- Publicação da chamada: 15 de junho de 2024

- Recebimento de originais/manuscritos - prazo prorrogado para 30 de outubro de 2024

- Avaliação dos originais/manuscritos: até 15 de novembro de 2024