Chamada para Publicação XIII

2019-09-04

RELAÇÃO COM O SABER  

Prazo para submissão: 20/11/2019

EMENTA

A REVEC convida todo(a)s o(a)s estudantes, professore(a)s e pesquisadore(a)s interessado(a)s a submeter artigos científicos inéditos acerca da Relação com o Saber. (CHARLOT, 1976, 1991, 1992, 2000, 2005, 2009, 2013). De acordo com Charlot (2000), o saber sempre alude uma atividade, implicando relações do sujeito com o mundo, com ele mesmo e com os outros, pois “não há saber que não esteja inscrito em relações de saber” (CHARLOT, 2000, p.63). Nosso objetivo é provocar e promover publicações baseadas em pesquisas, fontes e temáticas inéditas ou pouco exploradas que estejam alicerçadas ou façam uso dessa teoria que investiga as relações epistêmicas, sociais e identitárias do sujeito imerso no processo de aprendizagem. Tais relações ocorrem simultaneamente, e é assim que as pesquisas baseadas na teoria da Relação com o Saber buscam compreender os sentidos que os alunos de classes sociais diferentes atribuem ao saber e à escola, dando uma nova perspectiva entre as desigualdades sociais e o sucesso ou fracasso escolar.

 

Bibliografia sugerida:


CHARLOT, Bernard
. A Mistificação pedagógica (nova tradução, novo prefácio). 3. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
_________________
. Da relação com o saber às práticas educativas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
_________________
. A Relação com o Saber nos Meios Populares. Uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Porto, Portugal: LIVPSIC, 2009.
_________________
. Relação com o saber, Formação dos professores e Globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre, Brasil: Artes Médicas, 2005.
_________________
. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
CHARLOT, Bernard; BAUTIER, E. ; ROCHEX, J. Y. . Ecole et savoir dans les banlieues et ailleurs. Paris: Armand Colin, 1992.

CHARLOT, Bernard; BKOUCHE, R.; ROUCHE, N. . Faire des mathématiques : le plaisir du sens. Paris: Armand Colin, 1991.

CHARLOT, Bernard. La Mystification pédagogique. Paris: Payot, 1976.

 

 

Bernard Charlot

Kate Constantino Oliveira

 (Organizadores)