Análise de Risco: Uma Aplicação no Mercado de Ações Brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Risco, Treynor, Markowitz, Sharpe, Investimento

Resumo

A pesquisa tem por objetivo auxiliar os novos investidores do mercado financeiro ao investir em determinadas ações aplicando as teorias Treynor, Markowitz e Sharpe. Para tal atividade foram utilizados dados de cotação históricas do período de primeiro de janeiro de 2015 a trinta e um de dezembro de 2020. Analisando o risco de queda de cada papel disponível na bolsa brasileira com a base de dados sendo disponibilizada pelo IBOVESPA. Após essa análise, foi criada uma carteira teórica com os papeis menos arriscados, aplicado a teoria de otimização do portifólio e estudado sua rentabilidade em comparação ao índice Bovespa do período de primeiro de janeiro de 2021 a trinta e um de dezembro de 2021, para compreender se é possível constituir um portifólio com uma relação de risco baixo e ainda com uma rentabilidade próxima ou acima do Índice BOVA11. O com a conclusão dos cálculos podemos mostrar quem a relação de risco foi satisfatória e ficou ainda com o retorno acima do índice BOVA11. E a aplicação da mesma teoria para um portifólio diversificados não só em ações, mas em outros tipos de ativos tende a ser uma ampliação interessante para um próximo estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rabelo Henrique, Strong Business School e Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Controladoria e Finanças (2021-2023) pela Universidade Presbiteriana - MACKENZIE, Doutor em Administração de Negócios (2019) pela Escuela Superior de Administracion y Direccion de Empresas - ESEADE, MBA Executivo em Administração de Empresas com ênfase em Gestão (2010) pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Mestre em Ciências Contábeis (2008) e Pós Graduado em Avaliações Pericias (2004) pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, Bacharel em Ciências Contábeis (2003) pela Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO. Atualmente é Docente da Unifesp, Strong Business School e Unip nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis. Revisor de Periódicos sendo: Revista de Evidenciação Contábil & Finanças, Revista Espacio Abierto - Cuaderno Venezolano de Sociología, Revista UNEMAT de Contabilidade, Revista de Gestão e Sociedade, Revista Práticas em Contabilidade e Gestão, Contribuiciones a Las Ciências Sociales. Journal of Economics Finance and Administrative Science. Avaliador e Moderador de Congressos sendo: Congresso de Contabilidade e de Iniciação da USP, Congresso Semead da USP, Congresso de Contabilidade da UFPB e Congresso ANPCONT. Autor de Livro Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem (2015) publicado pela Editora Intersaberes. Fundador da Mrhenrique Assessoria Contábil e Avaliações Periciais Ltda. Atua na área de Administração - ênfase em Ciências Contábeis - principalmente nos seguintes temas: contabilidade, tributário, mercado de capitais, perícia contábil e finanças.

Rafael Pereira Colares, Strong Business School

Graduado em Ciências Contábeis

Antonio Saporito, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Universidade de São Paulo - FEAUSP (2005), Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEAUSP(1989) e Graduado em Administração pela (FEAUSP /1978). Atualmente professor associado I da EPPEN - UNIFESP, Campus Osasco, Professor convidado para cursos de MBA da FGV Manegement, avaliador de cursos de graduação cadastrado no sistema e-MEC e consultor adhoc da Revista Contabilidade e Finanças da FEA USP, da Revista Contabilidade Vista e Revista da UFMG, da Revista Brasileira de Gestão de Negócios e da Revista Contabilidade e Controladoria - RC&C. da UFPR. Consultor de empresas, de treinamento e das Câmaras Brasil Alemanha e Brasil França de comércio. Autor dos Livros Análise e Estrutura das Demonstrações Contábeis (2015) e Contabilidade Geral: Fundamentos e prática do raciocínio contábil (2017), ambos publicados pela Editora Intersaberes. Ex Diretor Acadêmico e Coordenador do curso de Ciências Contábeis de diversas instituições de nível superior. Ex diretor de cursos da Associação Brasileira de Analistas do Mercado de Capitais (ABAMEC, atual APIMEC). Experiência profissional superior a 25 anos dedicados principalmente às áreas de análise de investimento e de crédito, além de consultorias para implantação de sistemas e treinamento.

Referências

AKERLOF, G.. The market for lemons. Quarterly Journal of Economics, 84: 488-500, 1970.


B3 BOLSA BRASIL BALCÃO (Brasil). Séries Históricas. In: Séries Históricas. [S. l.], 29 jul. 2022.Disponível em:https://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/historico/mercado-a-vista/series-historicas/. Acesso em: 29 jul. 2022.


B3 BOLSA BRASIL BALCÃO (Brasil). IBOVESPA. Perfil pessoas físicas: Nossos investidores. [S. l.], 1 jun. 2022. Disponível em: https://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/consultas/mercado-a-vista/perfil-pessoas-fisicas/perfil-pessoa-fisica/. Acesso em: 5 out. 2022.


B3. Séries Históricas. [S. l.], 4 jan. 2021. Disponível em: https://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/historico/mercado-a-vista/series-historicas/. Acesso em: 10 ago. 2022.


BOVESPA. 22/09/2025. LAYOUT DO ARQUIVO: COTAÇÕES HISTÓRICAS, [S. l.], p. 2-3, 22 set. 2005. Disponível em: https://bvmf.bmfbovespa.com.br/pt-br/download/SeriesHistoricas_Layout.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.


BTG PACTUAL (Brasil). Gerenciamento de risco. BTG Pactual, São Paulo - SP, p. 1-25, 1 dez. 2010.

DE ALMEIDA, VITOR SILVA. Carteira de investimentos: análise de risco por meio de Backtesting. Orientador: Prof. Dr. Herlandí de Souza Andrade. 2020. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharel em Engenharia Física) - Universidade de São Paulo., LORENA - SP, 2020.


DIAS, LEONARDO ETHUR. Análise empírica do Value-at-Risk por simulação histórica com atualização de volatilidade para fundos de ações no brasil. Orientador: Prof. José Valentim Machado Vicente. 2010. Dissertação (Pós-Graduação em Economia) - Fundação Getúlio Vargas, [S. l.], 2010.

ELTON, Edwin J., GRUBER, Martin J. Modern Portfolio Theory, and Investment Analysis. 5. ed. New York: John Wiley & Sons, Inc, 1995.


GIL, A. Técnicas de pesquisa em economia e elaboração de monografias. São Paulo: Atlas. 2000.


GASPAR, B. C.; SANTOS, D. F. L.; RODRIGUES, S. V. Risco Versus Retorno das Ações do Setor Imobiliário da BM&BOVESPA no Período de 2009 – 2012. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM). Paraná, v. 13, n. 3, p. 316-338, 2014.


GUIMARÃES JÚNIOR, F. R. F.; CARMONA, C. U. de M.; GUIMARÃES, L. G. de A. Carteiras Formadas por Meio de Variáveis Fundamentalistas Apresentam Bom Desempenho de Mercado? Gestão & Regionalidade. São Paulo, v. 31, n. 91, p. 87-104, 2015.


JORION, Philippe. Value at Risk: the new benchmark for controlling market risk. New York: Irwin Professional Publishing, 1997.


MARKOWITZ, H. Portfolio Selection. The Journal of Finance – v.7, n.1 – Março 1952, pág. 77-91.


MOSCAVITCH, JEAN DATUM. Análise de risco e retorno de ações no mercado acionário brasileiro com índice de Sharpe. Orientador: Prof. Antonio Luis Licha. 2011. Trabalho de Conclusão do Curso (Curso de Graduação em economia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, [S. l.], 2011.

PEDOTE, CRISTIANE F. S. Análise e gerenciamento de risco: Gestão do Risco Operacional em Instituições Financeiras. Orientador: Prof. João Carlos Douat. 2022. Dissertação (Curso de Mestrado em Administração) - FGV/EAESP, [S. l.], 2022.

ROVAI, Ricardo Leonardo. Modelo estruturado para gestão de risco em Projetos: Estudo de múltiplos casos. 2005. Tese (Doutorado em engenharia de produção) - Escola politécnica da USP, São Paulo - SP, 2005.



SAMPAIO, AGNES. Análise de risco e retorno entre diferentes tipos de carteiras de ações: uma abordagem usando a análise GRAY e a pesquisa operacional. Orientador: Prof. Dr. UALISON RÉBULA DE OLIVEIRA. 2013. Trabalho de Conclusão do Curso (Curso de Graduação em Administração) - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, Associação Educacional Dom Bosco, 2013.


SCHUMANN IJUÍ DEZEMBRO DE, KELI JAQUELINE. Análise financeira e gestão do risco na formação de uma carteira de ações. Orientador: Prof. Dr. JOSÉ EDUARDO ZDANOWICZ. 2014. Trabalho de Conclusão do Curso (Pós-graduação LATU SENSU em Finanças e Mercado de Capitais) - Escola Superior de Gestão de Negócios da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI, Ijuí - RS, 2014.


SHARPE, William F. A simplified model for portfolio analysis. Management Science, p. 277-293, 1963.


UCHOA, Lucas. Mensuração de risco das moedas digitais utilizando o método de Value-at-risk (var). Orientador: Bruno F. Frascaroli JOÃO PESSOA 2019. 2019. Trabalho de Conclusão do Curso (Curso de graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2019.


ZANINI, FRANCISCO ANTÔNIO; FIGUEIREDO, ANTONIO CARLOS. As teorias de carteira de Markowitz e de Sharpe: Uma aplicação no mercado brasileiro de ações entre julho/95 e junho/2000. Revista de administração Mackenzie, [S. l.], p. 37-64, 20 set. 2005.

Downloads

Publicado

2023-06-15

Como Citar

Henrique, M. R., Pereira Colares, R. ., & Saporito, A. (2023). Análise de Risco: Uma Aplicação no Mercado de Ações Brasileiro. Revista Controladoria E Gestão, 4(2), 907–929. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/rcg/article/view/18731