Mecanismos Utilizados para Formação do Preço de Artesanatos: Um Estudo Junto aos Artesãos da Casa da Cultura Luiz Gonzaga Em Recife/PE

Autores

  • Andreza Cristiane Silva de Lima UFPE
  • Inglithiane Geraldina Silva de Lima Faculdade Estácio de Sá
  • Débora Maria da Silva Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Melissa Beatriz Morais da Silva Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Artesanato. Formação do Preço de Venda. Valor.

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar os mecanismos utilizados pelos artesãos da Casa da Cultura em Recife/PE, para formação de preço dos seus produtos artesanais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, aplicando o procedimento técnico survey, cujos dados foram coletados por meio de um questionário que ficou dividido em dois blocos, sendo o primeiro tratando sobre o perfil dos respondentes, e, o segundo, a respeito dos elementos que os mesmos consideram na construção do preço de venda. Em resposta ao que foi proposto neste estudo, constatou-se que os artesões da Casa da Cultura em Recife/PE, consideram os seguintes elementos na formação de preço de seus produtos: realização de pesquisas de preços referente aos concorrentes; influência do período do ano nas vendas; estabelecimento de margens de lucros nos produtos; o preço aplicado resulta volume de venda e lucro e se os preços estabelecidos satisfazem oferta e demanda. Apesar da maioria dos artesões entrevistados tenha a formação até o Ensino Médio ou a até em processo de conclusão do mesmo, nota-se que diante do questionário apresentado maior parte dos respondentes reconhece as propostas elencadas como influenciadoras na formação de preços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inglithiane Geraldina Silva de Lima, Faculdade Estácio de Sá

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco

Pós-graduanda em Gestão Fiscal e Tributária pela Faculdade Estácio de Sá

Débora Maria da Silva, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Maurício de Nassau

Melissa Beatriz Morais da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas

Referências

ALVES, C. A.; VAROTTO, L. F.; GONÇALVES, M. N. Objetivos de preço e estratégias de preço no varejo: uma análise empírica no varejo paulistano. Revista Brasileira de Marketing, v. 10, n. 2, p. 84-105, 2011.

ARAÚJO, A. C. N. et al. A utilização de sistemas de informações como suporte para o processo de formação de preços nas empresas de produção por encomenda. Revista Mineira de Contabilidade, n. 21, v. 1, 2006.

ASSAF NETO, A. Preço de venda e ponto de equilíbrio inflacionário. Revista Brasileira de Contabilidade, n.18, p. 10-28, 1998.

BRAGA JUNIOR, S. S.; MERLO, E. M. Análise da gestão de custos na formação de preço no varejo: um estudo em um supermercado de médio porte. Revista de Administração da UNIMEP, v. 5, n. 3, p. 19-34, 2007.

COGAN, S. Custos e preços: Formação e análise. São Paulo: Pioneira, 1999.

CONEJERO, M. A. et al. Proposição de um artefato para formação de preço de projeto por MPES: o uso da abordagem Design Science. Revista de Gestão e Projetos, v. 8, n. 2, p. 1-19, 2017.

DUBOIS, Alexy; KULPA, Luciana; SOUZA, Luiz Eurico de. Gestão de Custos a formação e preços. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FIGUEIRA, M. C. Economia solidária, comércio e turismo: os produtos artesanais à base de Palmeiras de Butiá em Santa Vitória do Palmar, RS, Brasil. Cutur, v. 12, n. 2, p. 54-80, 2017.

GAMA, M. A. F. et al. Formação de preços na cooperativa agropecuária CALU: o dilema da produção de leite. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 12, n. 1, p. 6-21, 2018.

GARRISON, R.H.; NOREEN, E. W. Contabilidade Gerencial. 9 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

MARTINS, O. S.; MORAES JÚNIOR, V. F. Formação de preços e serviços no terceiro setor: um estudo de caso no estado da Paraíba. Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 2, n. 3, p. 14-32, 2012.

QUEIROZ, L. L. et al. Estratégias de determinação de preços em microempresas no setor de artigos turísticos: um estudo comparativo entre Fortaleza e Mindelo. Anais do XX Congresso Brasileiro de Custos, Uberlância, MG, Brasil, 2013.

SANTOS, A. C.; MARTINS, P. L. Formação de preços num polo artesanal de cluster na região das vertentes. Anais do IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Minas Gerais, MG, Brasil, 2012.

SEBRAE. A diferença entre preço e valor. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/custos-e-preco-de-venda-na-prestacao-de-servicos,b6c6164ce51b9410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em 02 de setembro de 2019.

SILVA, A. L. C. Formação de preço: uma análise sobre os métodos de formação de preço de venda dos microempreendedores individuais (MEIs) da cidade de Sertânia – PE. Monteiro, Paraíba (2013).

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Cristiane Silva de Lima, A., Silva de Lima, I. G. ., Silva, D. M. da ., & Silva, M. B. M. da . (2021). Mecanismos Utilizados para Formação do Preço de Artesanatos: Um Estudo Junto aos Artesãos da Casa da Cultura Luiz Gonzaga Em Recife/PE. Revista Controladoria E Gestão, 2(2), 452–468. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/rcg/article/view/15164