Laudo Pericial Contábil: Opinião dos Peritos de Santa Catarina, da qualidade dos serviços executados com base nos diagnósticos já existentes sob a Ótica dos Magistrados
Palavras-chave:
Perito Contador; Laudo Pericial; Opinião do Perito.Resumo
Pesquisas anteriores têm demonstrado uma insatisfação sob a ótica dos magistrados, quanto ao Laudo Pericial Contábil, tais como: a falta de clareza, exatidão e argumentação no laudo pericial contábil, dentre outros. O objetivo desta pesquisa é verificar na visão dos peritos de Santa Catarina, se eles concordam ou não com os apontamentos realizados pelos magistrados. Os objetivos específicos são: (i) Identificar os profissionais peritos que estão registrados e atuam em Santa Catarina; (2) Identificar as críticas e inquietações dos magistrados sobre o laudo pericial contábil em artigos anteriores; (3) Analisar as opiniões dos peritos contábeis sobre as críticas relacionadas aos laudos periciais. A relevância da pesquisa consiste em questionar o profissional que elabora o laudo pericial, uma vez que as pesquisa anteriores não apresentam indagações para o elaborador da informação. A metodologia abordada foi qualitativa considerando a opinião de um grupo de profissionais denominados peritos contábeis em relação ao trabalho realizado, contou com a natureza descritiva, com o objetivo verificar junto aos peritos contábeis inscritos e atuantes no Conselho Regional de Santa Catarina (CRC/SC), de cunho exploratória, com revisão bibliográfica. Foi aplicado um questionário com 13 questões, aos peritos contadores, com o retorno de 34 profissionais, verificando às dificuldades encontradas para a elaboração do laudo pericial, constando no resultado a necessidade da utilização dos termos técnicos, e ausência de solicitação de esclarecimento por parte dos magistrados para a solução da sentença.
Downloads
Referências
ALBERTO, Valder Luiz Palombo. Perícia contábil. 4. ed. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
ALBERTO, Valder Luiz Palombo. Perícia contábil. 5. ed. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003.
BLEIL E SANTIN. A Perícia Contábil e Sua Importância Sob o Olhar dos Magistrados. 2008. Disponível em: <https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/130_1.pdf>. Acesso em: 19 set 2018.
BRASIL, CC. Decreto-Lei nº 9.295 de 27 de Maio de 1946. Presidência da República
Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Notícias. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del9295.htm>. Acesso em 27 out 2018.
BRASIL, CC. Decreto nº 8.821, de 30 de Dezembro de 1882. Presidência da República
Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Notícias. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/historicos/dim/DIM8821.htm>. Acesso em 28 out 2018.
BRASIL, CFC. Prova Para Peritos Contábeis. Notícias. Disponível em: < http://cfc.org.br/noticias/prova-para-peritos-contabeis-mais-de-700-profissionais-inscritos/>. Acesso em 25 mar 2018.
BRASIL, CPC. Código de Processo Civil. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13105.htm> . Acesso em: 27 out 2018.
DANTAS E MENDONÇA. A Qualidade do Laudo Pericial Elaborado Pelo Perito Contador na Visão dos Magistrados de Sergipe. 2013. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/ideiaseinovacao/article/view/1240>. Acesso em: 19 set 2018.
ESTADÃO - Portal do Estado de São Paulo. Lava Jato suspeita que corrupção elevou tarifa de pedágio em até quatro vezes. Noticias. Disponível em: <https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/lava-jato-suspeita-que-corrupcao-elevou-tarifa-de-pedagio-em-ate-quatro-vezes/>. Acesso em: 22 fev 2018.
FERREIRA; MIRANDA; MEIRA; SANTOS. Qualidade do Laudo Pericial Contábil Trabalhista: Percepção dos magistrados das Varas Trabalhistas do Recife.2012 Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/registrocontabil/article/view/595>. Acesso em: 19 set 2018.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GONÇALVES, Reynaldo de Souza. Peritagem contábil. Rio de Janeiro: Forense, 1968.
HOOG, Wilson Zappa. Exame de suficiência em contabilidade: Perícia Contábil. Curitiba: Juruá, 2005.
HOOG, Wilson Zappa. Aspectos práticos e fundamentais: Perícia Contábil. Curitiba: Juruá, 2009.
HOOG, Wilson Zappa. Exame de suficiência em contabilidade: Perícia Contábil. Curitiba: Juruá, 2012.
MAGALHÃES; SOUZA; FAVERO; LONARDONI. Pericia Contábil: Uma abordagem teórica, ética, legal, processual e operacional. São Paulo: Atlas, 2009.
MEDEIROS E NEVES JUNIOR. A Qualidade do Laudo Pericial Elaborado Pelo Perito Contador na Visão de Magistrados do Rio de Janeiro e Brasília. 2006. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/757>. Acesso em: 15 set 2018.
NEVES JÚNIOR; CERQUEIRA; GOTTARDO; BARRETO. Perícia Contábil Judicial: A Relevância e a Qualidade do Laudo Pericial Contábil na Visão dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro. 2014. Disponível em: <http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/view/2047>. Acesso em: 14 out 2018.
ORNELAS, Martinho Maurício Gomes de. Perícia Contábil. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
ORNELAS, Martinho Maurício Gomes de. Perícia Contábil. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
PIRES, M. A. A. Laudo pericial contábil na decisão judicial. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2006.
SÁ, Antônio Lopes. Perícia Contábil. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SÁ, Antônio Lopes. Perícia Contábil. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SÁ, Antônio Lopes. Perícia contábil. 10° ed. São Paulo: Atlas, 2017
SANTOS, Moacyr Amaral. Prova judiciária do cível e comercial. São Paulo: Max Limonad, 1949.
SANTOS, Emerson Rosa. Percepção da Qualidade do Laudo Pericial Contábil Sob a Ótica dos Peritos Contadores de Santa Catarina. Faculdades Borges de Mendonça, Florianópolis, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Controladoria e Gestão-RCG adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A Revista Controladoria e Gestão-RCG considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na Revista Controladoria e Gestão-RCG, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela Revista Controladoria e Gestão-RCG.