Análise dos indicadores de atividades das empresas comerciais

Autores

  • Danrley Ferreira Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Nadielli Maria dos Santos Galvão Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar os indicadores de atividade das empresas comerciais que atuam em território brasileiro e que possuem ações na Bolsa de Valores de São Paulo. A pesquisa pautou-se no método quantitativo, tendo como tipologia a pesquisa descritiva, visto que buscou apresentar características de uma determinada amostra. Constatou-se que, em média, ao longo dos anos, as empresas ficam 94,15 dias com seus estoques guardados entre a data de compra e a da venda. No que se refere ao Giro do Estoque verificou-se que o ano de 2013 foi o que apresentou maior valor neste indicador, a saber 6,24, o que significa que, no período supracitado, o estoque das empresas foi renovado, em média, 6,24 vezes. Já no que se refere aos prazos médios de recebimento e pagamento, tem-se que, em média, as empresas operam de forma ideal ao longo dos anos, pois o prazo médio de pagamentos tem sido superior ao de recebimentos. Adicionalmente, verificou-se que o ciclo financeiro sempre foi menor que o ciclo operacional. Diante desse contexto, entende-se que as mudanças ocorridas na economia nacional foram percebidas também no setor comercial, quando no período de desaquecimento econômico houve, por exemplo, o aumento no prazo médio de estocagem, ao passo que houve diminuição no giro do estoque. Por outro lado, no que se refere aos prazos de pagamento e recebimento, as empresas têm, em média, conseguido se manter em uma posição favorável pois os direitos têm sido recebidos antes do período de liquidação das exigibilidades.

 

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Santos, D. F., & Maria dos Santos Galvão, N. (2019). Análise dos indicadores de atividades das empresas comerciais. Revista Controladoria E Gestão, 1(1), 1–15. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/rcg/article/view/12748