Potencialidades do ensino de história Ibérica a partir do estudo da conquista do Reino de Córdoba por Fernando III entre 1236-1241: objeto de aprendizagem digital
Palavras-chave:
Fernando III, História Ibérica, Objeto de AprendizagemResumo
Neste artigo são apresentadas algumas informações e reflexões teórico-metodológicas concernentes ao desenvolvimento do objeto de aprendizagem (OA) em elaboração como um dos resultados da pesquisa de Pós-Graduação, ora intitulada “Potencialidades do Ensino de História Ibérica a partir do estudo da conquista do reino de Córdoba por Fernando III entre 1236-1241”. O texto organiza-se fundamentalmente, em dois momentos: primeiro, uma reflexão acerca dos usos, possibilidades e tensões da tecnologia na educação, especialmente, a partir dos OAs. Na sequência, apresenta-se uma descrição com caráter mais técnico a respeito do OA desenvolvido, caracterizando seus elementos mais fundamentais destacados na primeira parte do texto.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Néri de Barros. Um destino em crise. A inserção social e institucional dos estudos de História Medieval. Revista Chilena de Estudios Medievales, n. 11, p. 92-114, 2017;
BARRIO, Juan Antonio Barrio. El concepto de frontera en la Edad Media: La frontera meridional del reino de Valencia. Siglos XIII-XV. Sharq Al-Andalus: Estudios mudéjares y moriscos, Alicante, n. 20, p. 41-65, 2011.
BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. Estud. av., São Paulo, v. 32, n. 93, pág. 127-149, agosto de 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200127&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 18 de janeiro de 2022.
BRAGA, J. C. (Org.), Objetos de aprendizagem, volume 1: introdução e fundamentos. Santo André: Editora da UFABC, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso: 18 jan. 2022.
BULEGON, A. M. ; MUSSOI, E. M. ; TAROUCO, L. M. R. . eXe Learning: uma ferramenta de autoria para o ensino e aprendizagem. In: Salão de Ensino, 2010, Porto Alegre. Salão de Ensino 2010. UFRGS, 2010).
CAIMI, Flávia Eloisa. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Tempo, v. 11, p. 17-32, 2006.
CHAMOCHO CANTUDO, Miguel Ángel. Los fueros de los reinos de Andalucía: de Fernando III a los Reyes Católicos. Madrid: Agencia Estatal Boletín Oficial del Estado, 2017.
CHRONICA REGUM CASTELLAE. Introdução, tradução, notas e índices de Luis Charlo Brea. Cadiz: Universidad de Cadiz, 1984.
ESTADO DE SÃO PAULO. Currículo paulista: Etapa Ensino Médio. 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/. Acesso dia 18 de janeiro de 2022.
FERNÁNDEZ-SORDO, Álvaro Solano. La ideología del reino de Asturias a través de sus crónicas. Boletín de Letras del Real Instituto de Estudios Asturianos, v. 63, n. 173, p. 109-158, 2009.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Uma arqueologia das Ciências Humanas [1966]. Trad. António Ramos Rosas. Lisboa: Edições 70, 2005.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. Similibus simile cognoscitur: O pensamento analógico medieval. Medievalista. Online, n. 14, 2013.
FRANCO, Aléxia Pádua; ABREU, Marcelo Santos de. O PNLD, a História e a Geografia: o declínio de uma política pública. O Estado de São Paulo, São Paulo, 14 jan. 2022. Gestão, Política & Sociedade, Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/gestao-politica-e-sociedade/o-pnld-a-historia-e-a-geografia-o-declinio-de-uma-politica-publica/. Acesso em: 18 jan. 2022.
GONZÁLEZ JIMÉNEZ, Manuel. ¿Qué es Andalucía? Una revisión histórica desde el medievalismo. Boletín de la Real Academia Sevillana de Buenas Letras: Minervae Baeticae, 38, 13-33., 2010.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Âyiné, 2020, p.69.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/Puc-RJ, 2006.
MENÉNDEZ PIDAL, R (Ed.). Primera Crónica General. Madrid: Gredos, 1955.
MONTEIRO, Ana Mª Ferreira da C.; PENNA, Fernando de Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 191-211, 2011.
NARODOWSKI, Mariano. Comenius e a educação. Autêntica, 2001.
PAVANATI, Iandra. Ensino de História, educação, tecnologia e cibercultura. Simpósio Nacional de História, v. 25, p. 227-232, 2009.
REPKIN, V. V. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Ensino Em Re-Vista, v.21, n.1, p.85-99, jan./jun. 2014.
RÍOS SALOMA, Martín F. De la Restauración a la Reconquista: la construcción de un mito nacional (una revisión historiográfica: siglos XVI-XIX). En la España medieval, v. 28, p. 379-414, 2005.
SANTOS, Dominique. Apresentação ao Dossiê ‘A Escrita da História na Antiguidade’’. Revista de Teoria da História, ano 7, n. 13, p. 7-18, 2015, p. 7.
SANTOS, Pedro Afonso Cristovão dos; NICODEMO, Thiago Lima; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria. Historiografias periféricas em perspectiva global ou transnacional: eurocentrismo em questão. Estud. hist. (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 30, n. 60, p. 161-186, abril de 2017, p. 167.
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes. Trad. Eloísa Araújo. São Paulo: Cosac & Naify, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)