Por uma educação das relações de gênero e étnico-raciais

intersecções possíveis para pensar os discursos curriculares no ensino de história

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61895/pl.v18i34.21072

Mots-clés :

Currículo, Gênero e Raça, Ensino de História

Résumé

O trabalho apresenta possibilidades de diálogo entre os estudos das relações de gênero e étnico-raciais para pensar a escola e os discursos curriculares, na perspectiva da educação antirracista no ensino de História. Partimos do arcabouço teórico de intelectuais como Tomaz Tadeu da Silva (1999), Kabengele Munanga (2000), Maria Aparecida da Silva (2001) e Guacira Louro (2013), por entendermos o currículo enquanto um documento atravessado por discursos e intencionalidades, que constroem noções de humanidades. Nesse sentido, a intencionalidade é refletir sobre as/os sujeitas/sujeitos históricas/históricos que estamos movimentando em nossas aulas, ao pensar os processos de identificação e a valorização das possibilidades de existir.

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Bibliographies de l'auteur

Hellen Pabline Leal Conceição, ProfHistória/UESPI

Mestrado profissional em andamento em Ensino de História

Joseanne Zingleara de Soares Marinho, Universidade Estadual do Piauí-UESPI

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, onde atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História- ProfHistória/UESPI. Professora do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí- PPGHB/UFPI. E-mail: joseannemarinho@cchl.uespi.br

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Publiée

2024-07-22

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CONCEIÇÃO, Hellen Pabline Leal; MARINHO, Joseanne Zingleara de Soares. Por uma educação das relações de gênero e étnico-raciais: intersecções possíveis para pensar os discursos curriculares no ensino de história. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 18, n. 34, p. 79–96, 2024. DOI: 10.61895/pl.v18i34.21072. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/pontadelanca/article/view/21072. Acesso em: 23 déc. 2024.