História da obesidade no Cinema Mudo (1895-1927)

Auteurs

Mots-clés :

Obesidade, História, Filmes cinematográficos

Résumé

O objetivo deste artigo foi apresentar a tese geral de pesquisa doutoral homônima. Tratou-se de história serial, baseada na Teoria das Representações Sociais, com análises discursivas da enunciação, para as séries fílmicas, e análise de conteúdo nesta tese geral. Compuseram a amostra 806 filmes, divididos em 12 séries. Os filmes foram acessados através de plataforma virtual gratuita de vídeos, assistidos, fichados e analisados. Os resultados permitiram concluir que a temática foi pouco abordada no cinema mudo. Considerou-se relevante 243 trechos fílmicos, com 474 núcleos temáticos, alocados em 20 formações discursivas distintas. Dentre estas, a mais prevalente foi “agressividade”. Concluiu-se que as raízes da propaganda da inversão valorativa relacionada à obesidade pode ser encontrada nesta ferramenta midiática, mas não tanto o processo histórico de patologização.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Cezar Barbosa Santolin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação Física.

Professor adjunto do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Luiz Carlos Rigo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Educação Física

Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Références

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5ª ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

BARROS, J. A. História serial, História quantitativa e História demográfica: uma breve reflexão crítica. Revista de C. Humanas, Vol. 11, Nº 1, p. 163-172, jan. /jun. 2011.

BARROS, J. A. A História serial e História quantitativa no movimento dos Annales. Hist. R., Goiânia, v. 17, n. 1, p. 203-222, jan. /jun. 2012.

BARROS, J. A. O projeto de pesquisa em História: da escola do tema ao quadro teórico. 9ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

BÉRAUD, Henri. O martírio do obeso. Rio de Janeiro: Globo, 1987.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9610.HTM . Acesso em 25 de Agosto de 2018.

CEZAR BARBOSA SANTOLIN. Canal da plataforma de vídeos YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UC_JQQdG5RtZA7UnVbM6boPQ. Acesso em 11/01/2021.

COUSINS, M. História do cinema: dos clássicos mudos ao cinema moderno. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

FERRO, M. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 15ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

GEORGES Méliès: the first wizard of Cinema (1896-1913). Direção de Georges Franju. Coleção. Lobster films. 6 DVDs. 896 min, França, 2010.

MOSCOVICI, S. Representações sociais. 7ª ed. São Paulo: Vozes, 2010.

PATRIOTA, L. M. Teoria das Representações Sociais: Contribuições para a apreensão da realidade. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c-v10n1_lucia.htm#. Acesso em 18 de Setembro de 2020.

SÁ, C. P. Representações sociais: teoria e pesquisa do núcleo central. Temas em psicologia, nº 3, 1996, p.19-33. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1996000300002 Acesso em 17 de Setembro de 2020.

SABADIN, C. Vocês ainda não ouviram nada: a barulhenta história do cinema mudo. 2ª ed. São Paulo: Lemos, 2000.

SANTOLIN, Cezar B. O nascimento da obesidade: um estudo genealógico do discurso patologizante. Dissertação de mestrado. Pelotas, RS. Universidade Federal de Pelotas (UFPel), 2012.

SANTOLIN, Cezar B. História da obesidade: a filmografia de Georges Méliès. Motrivivência. V. 33, n. 64, 2021, p.1-21. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/77724 Acesso em 10/03/2021.

SANTOLIN, Cezar B.; RIGO, Luiz C. A obesidade e a problematização da corpulência na Idade Média. FIEP BULLETIN - Volume 82 - Special Edition - ARTICLE I – 2012a.

SANTOLIN, Cezar B.; RIGO, Luiz C. O nascimento do discurso patologizante da obesidade. Movimento. Porto Alegre, v.21, n.1, p.81-94, jan./mar. de 2015.

SANTOLIN, Cezar B.; RIGO, Luiz C. Por que o termo “gordo” se tornou politicamente incorreto no Brasil? Anais do VI Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. Set./2012. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2011/2011/paper/view/3079 Acesso em 15 de Outubro de 2020.

SANTOLIN, Cezar B.; RIGO, Luiz C. Representações da obesidade no cinema: o “burguês gordo” em A greve (1925) de Eisenstein. Movimento. V. 25, e25076, 2019.

SCLIAR, Moacyr. História do conceito de saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):29-41, 2007.

VIGARELLO, Georges. As metamorfoses do gordo. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

Téléchargements

Publiée

2022-01-04

Comment citer

SANTOLIN, Cezar Barbosa; RIGO, Luiz Carlos. História da obesidade no Cinema Mudo (1895-1927). Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 15, n. 29, p. 173–193, 2022. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/pontadelanca/article/view/16040. Acesso em: 23 déc. 2024.