Visões do Congresso Nacional em sites engajados na campanha pró-Conferência Nacional de Comunicação

Autores

  • Rafael Fortes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Conferência Nacional de Comunicação, movimentos sociais, Legislativo, sites, política

Resumo

Este trabalho analisa as notícias divulgadas em quatro sites relacionados ao movimento pela democratização da comunicação (MDC), entre junho de 2007 e dezembro de 2009, a respeito do Congresso Nacional. O objetivo é discutir como tal documentação aborda o Congresso Nacional. A metodologia usada para abordar tal documentação é a da pesquisa histórica. A hipótese central é que as representações do Congresso Nacional presentes na documentação são ambivalentes. Por um lado, ele é criticado por representar os interesses dos empresários de comunicação, colocados acima dos interesses da coletividade. Por outro, houve interlocutores e aliados importantes para a campanha pela realização da Confecom. Como conclusão, é possível afirmar que tais ambivalências podem ser observadas no conjunto das categorias apresentadas no artigo, assim como, às vezes, dentro de uma única categoria. 

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Biografia do Autor

Rafael Fortes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Comunicação. Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)- Brasil

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

Fortes, R. (2018). Visões do Congresso Nacional em sites engajados na campanha pró-Conferência Nacional de Comunicação. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 20(2), 24–36. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/9613

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS