Anotações sobre a consolidação do mercado de videocassete no Brasil
Palavras-chave:
ideocassete, política cinematográfica brasileira, práticas culturaisResumo
Resumo
É objetivo deste artigo recuperar o momento histórico de formação e consolidação do mercado de videocassetes no Brasil. A proposta é reconstruir o conjunto de práticas econômicas que definem o videocassete como um novo bem de consumo eletrônico, assim como um novo espaço de ação de políticas cinematográficas. Define-se, deste modo, o videocassete simultaneamente como uma tecnologia e como uma forma cultural.
Resumen
El presente trabajo pretende recuperar la historia de la formación y consolidación del mercado de vídeo en Brasil. La propuesta consiste en reconstruir el conjunto de prácticas económicas que definen el vídeo como un nuevo producto de la electrónica de consumo, así como una nueva esfera de formulación de políticas cinematográficas. Por eso, se define el video como tecnología y como prácticas culturales.
Abstract
This article takes a comprehensive approach to examining the historical formation of the video cassette recorder (VCR) business in Brazil. It is studied the economical practices that define the video as a new electronic product and a particular field of cinematographic power. It is concluded that the VCR is a technology and as well a cultural form.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.