Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise das disciplinas on-line do NEAD/UNIT (2003/1)
Palavras-chave:
Educação à Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, NEADResumo
Resumo
De acordo com a legislação, as IES podem ofertar em cursos presenciais até 20 por cento das disciplinas na modalidade a distância, assim, o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Tiradentes (UNIT) oferecia em diversos cursos disciplinas on-line. O presente trabalho pretende analisar os questionários referentes ao ambiente virtual do NEAD/UNIT no período de 2003. A metodologia seguida pautou-se na ordenação dos questionários por disciplina visando levantar os dados sobre o conteúdo, o ambiente virtual, o suporte técnico, a tutoria, a auto-avaliação e a avaliação, montou-se um panorama geral do grau de satisfação dos alunos. Desta forma, podemos detectar as dificuldades, as melhorias e as continuidades compreendendo como o ensino a distância por meio do AVA se processava na instituição.
Palavras-chave: Educação a Distância, NEAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Abstract
In accordance with the legislation, the IES can offer in actual courses up to 20 percent of in the distance discipline them in the modality, thus, the Nucleus of Education in the distance (NEAD) of Universidade Tiradentes (UNIT) offered in diverse courses discipline on-line. The present work intends to analyze the referring questionnaires to the virtual environment of the NEAD/UNIT in the period of 2003. The followed methodology was pautou in the ordinance of the questionnaires for disciplines aiming at to raise the data on the content, the virtual environment, the support technician, the guardianship, the auto-evaluation and the evaluation, mounted a general panorama of the degree of satisfaction of the pupils. In such a way, we can detect the difficulties, the improvements and the continuities understanding as education in the distance by means of the AVA if it processed in the institution.
Key-word: Education in the distance, NEAD, Virtual Environment of Learning (AVA)
Resumen
De acuerdo con la legislación, el IES puede ofrecer en cursos reales hasta que 20 por ciento en de la distancia los disciplinan en la modalidad, así, el núcleo de la educación en la distancia (NEAD) de Universidade Tiradentes (UNIDAD) ofrecido en disciplina diversa de los cursos en línea. El actual trabajo se prepone analizar los cuestionarios que se refieren al ambiente virtual del NEAD/UNIT en el período de 2003. La metodología seguida era pautou en la ordenanza de los cuestionarios para las disciplinas que tenían como objetivo para levantar los datos sobre el contenido, el ambiente virtual, el técnico de la ayuda, la tutela, la automóvil-evaluación y la evaluación, montó un panorama general del grado de satisfacción de las pupilas. De tal manera, podemos detectar las dificultades, las mejoras y las continuidades entendiendo como la educación en la distancia por medio del AVA si procesó en la institución.
Palabra-clave: Educación la distancia, NEAD, ambiente virtual de aprender (AVA)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.