A “RETOMADA” DO DOCUMENTÁRIO NO SUL DO BRASIL: APONTAMENTOS SOBRE A PRODUÇÃO DE 1995 A 2010

Autores

  • Cássio dos Santos Tomaim - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/Brasil Universidade Federal de Santa Maria (Brasil)

Palavras-chave:

documentário, filmografia, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina.

Resumo

O artigo apresenta uma caracterização da produção de documentários no Sul do Brasil de 1995 a 2010. Os dados mapeados tiveram como fontes catálogos de fundações, associações, cinematecas, de festivais de cinema e vídeo realizados no país, dicionários de filmes brasileiros etc. Interessa a esta pesquisa demonstrar em que medida a produção de documentário tem sido responsável para a atual vitalidade do cinema na região estudada. A partir de 2000 começou a configurar-se uma retomada do documentário nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, movida pelo financiamento público dos filmes e pelo acesso aos suportes digitais que provocaram transformações no modo de produção deste tipo de cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio dos Santos Tomaim - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/Brasil, Universidade Federal de Santa Maria (Brasil)

Doutor em História (Unesp/Franca). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e em História da UFSM.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Tomaim - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/Brasil, C. dos S. (2015). A “RETOMADA” DO DOCUMENTÁRIO NO SUL DO BRASIL: APONTAMENTOS SOBRE A PRODUÇÃO DE 1995 A 2010. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 17(3), 226–245. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/4312