LUZ, CÂMERA, (CONCENTR)AÇÃO!: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS MERCADOS CINEMATOGRÁFICOS NO BRASIL E NA ARGENTINA DOS ANOS 1990
Palavras-chave:
Cinema. 2. Economia política 3. Neoliberalismo. 4. Brasil. 5. Argentina.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre as mudanças ocorridas nas políticas públicas e nos mercados cinematográficos do Brasil e da Argentina a partir de início dos anos 1990, no contexto de ascensão de governos de orientação neoliberal em ambos os países. No caso brasileiro, inaugurou-se o chamado modelo de incentivo fiscal, com base nas Leis Rouanet (1991) e do Audiovisual (1993). Na Argentina, a Ley de Cine (1994) foi considerada um avanço para o setor. Buscou-se compreender em que medida essas novas políticas públicas refletiram o ideário neoliberal em voga — e se, em alguma medida, representaram um contraponto efetivo ao processo de concentração observado no mercado cinematográfico global no período delimitado. Para tanto, adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica, a análise da legislação pertinente e o levantamento de dados estruturais do setor.
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