Virtualidades em Movimento e Ciberdemocracia: #foramicarla em Natal - RN

Autores

  • Fernando Vicente Alves Belarmino de Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lucimara Rett Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria da Graça Silveira Gomes da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Redes Sociais, Tecnologias de informação e comunicação, Twitcam, Movimentos Sociais, #foramicarla

Resumo

O movimento #foramicarla, engendrado a partir das redes sociais, pode ser considerado um marco no uso das redes sociais e comunidades virtuais como plataforma de mobilização política. Por meio da etnografia, como base teórico-metodológica, buscou-se investigar o uso da internet e do ciberespaço como lugares de articulação e mobilizaçãosocial durante a manifestação ocorrida, em 2011, na cidade de Natal – RN, pedindo o impeachment da atual prefeita da cidade, Micarla de Sousa. O Twitter, utilizado como meiode articulação do movimento, e a Twitcam, principal suporte para as transmissões das atividades diárias dos manifestantes, durante o acampamento de ocupação da Câmara Municipal de Vereadores de Natal, corroboraram para a consolidação de um espaço heterogêneo e democrático por excelência, para práticas políticas contemporâneas, naquiloque podemos chamar de ciberdemocracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Vicente Alves Belarmino de Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Ciências Socais pela UFRN –Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É bolsista do programa de educação tutorial do curso. Desenvolve pesquisas na área de antropologia da globalização

Lucimara Rett, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Comunicação pela Umesp e Professsora Adjunta no curso de Comunicação Social da UFRN. Integra os grupos de pesquisa ‘Imagem, Mercado e Tecnologia’ (UFRN) e ‘Mídia, Cultura e Memória’ (Unip). Tem como foco de pesquisa, tanto a cibercultura e a convergência das mídias, como a regionalização e o desenvolvimento do mercado publicitário.

Maria da Graça Silveira Gomes da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É estudante do Bacharelado em Ciências Sociais da UFRN e da formação em Psicologia pela UnP – Universidade Potiguar, bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), integrante do Grupo dePesquisa Corpo, gênero e sexualidade da UFRN.

Downloads

Publicado

2012-04-11

Como Citar

de Macedo, F. V. A. B., Rett, L., & da Costa, M. da G. S. G. (2012). Virtualidades em Movimento e Ciberdemocracia: #foramicarla em Natal - RN. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 14(1). Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/377