QUALIDADE DA INFORMAÇÃO: A AGENDA SOCIAL NA MÍDIA EM ANO ELEITORAL

Autores

  • Luiz Gonzaga Motta Universidade de Brasilia
  • Railssa Peluti Alencar Agencia de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI)

Palavras-chave:

Qualidade da informação, Cobertura social, Agendamento, Enquadramento, Análise de conteúdo

Resumo

O Brasil tem mais de 60 milhões de crianças e adolescentes, quase metade deles pobre. A realização de uma eleição presidencial em 2006 ofereceu uma excelente oportunidade para discutir políticas públicas deste segmento na mídia. Um trabalho de sensibilização de jornalistas e dos comitês dos candidatos presidenciais foi realizado durante todo o ano para qualificar a informação sobre esse tema social. O artigo relata uma análise de conteúdo de 54 jornais e 4 telejornais brasileiros que mediu o impacto desse agendamento prévio na qualidade do noticiário. Houve um crescimento significativo das notícias sobre o tema. Mas o jornalismo brasileiro (particularmente o telejornalismo) centrou a foco nos candidatos e não nas políticas públicas, perdendo a oportunidade de qualificar a cobertura social com informações relevantes que estavam acessíveis.


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Biografia do Autor

Luiz Gonzaga Motta, Universidade de Brasilia

Luiz G. Motta é doutor pela Universidade de Wisconsin, professor-titular da Faculdade de Comunicação e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília (UnB).

Railssa Peluti Alencar, Agencia de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI)

Railssa Peluti Alencar é mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e foi coordenadora do Núcleo de Monitoramento de Mídia e Estatísticas da Agencia de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). 

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Publicado

2011-07-19

Como Citar

Motta, L. G., & Alencar, R. P. (2011). QUALIDADE DA INFORMAÇÃO: A AGENDA SOCIAL NA MÍDIA EM ANO ELEITORAL. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 12(3). Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/25