A lógica do entretenimento no jornalismo cultural brasileiro

Autores

  • Sérgio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Jornalismo Cultural, Entretenimento, Indústria Cultural

Resumo

Uma tendência cada vez mais crescente na cobertura jornalística da cultura no Brasil contemporâneo é a gradual redução do campo cultural ao que se denomina de entretenimento que, não por acaso, significa diversão e passatempo. Assim é que, sob o pretexto de explorar a informação como um serviço, notícia se converte em entretenimento, priorizando a tematização e o agendamento de atividades, eventos e programas que visam à diversão do seu público. Esse é um primeiro aspecto a ser considerado neste debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor de Jornalismo e do Ms. em Ciências Sociais Aplicadas/UEPG.

Publicado

2011-12-05

Como Citar

Gadini, S. L. (2011). A lógica do entretenimento no jornalismo cultural brasileiro. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 9(1). Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/215