PORTO MARAVILHA: uma proposta de reinvenção do Centro do Rio pela ótica da requalificação do espaço urbano
Palavras-chave:
Porto Maravilha. Reinvenção. Espaço urbano. Cidade. Financeirização.Resumo
Este artigo analisa a discussão que se estabelece em torno da revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro em dois momentos: a construção do porto à época da Reforma Pereira Passos e o Projeto Porto Maravilha, tendo o segundo como destaque do presente artigo. Para isso, por meio da cobertura midiática e de publicidade (Jornal O Globo) e institucional (do próprio projeto), pretende-se 1) conhecer o processo de construção do imaginário do Centro do Rio de Janeiro; 2) estudar como essas ordenações do espaço urbano influenciaram/estão influenciando a representação da cidade do Rio de Janeiro e os impactos na sua imagem; e 3) esquematizar como os textos jornalísticos e publicitários criam/recriam um olhar em relação ao Projeto Porto Maravilha.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.