O IMPERATIVO DA FELICIDADE EM SITES DE REDES SOCIAIS: materialidade como subsídio para o gerenciamento de impressões (quase) sempre positivas

Autores

  • Fernanda Carrera – Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil

Palavras-chave:

Imperativo da felicidade. Gerenciamento de impressões.

Resumo

Este artigo busca discutir de que forma os sites de redes sociais podem ser, no seio cultural contemporâneo, importantes agentes de reforço e visibilidade para uma imposição social evidente: ser feliz. Sob os pilares das reflexões acerca deste imperativo da felicidade, bem como dos pressupostos de Erving Goffman (1985, 2011) sobre os processos que permeiam a dramaturgia da vida cotidiana, este trabalho visa ao entendimento de como estes sites, envoltos em práticas mais estabelecidas da cultura, parecem servir aos anseios de sociabilidade dos indivíduos, permitindo que estes gerenciem com mais facilidade as suas impressões e garantam o sucesso de uma representação atualmente legítima.

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Biografia do Autor

Fernanda Carrera – Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil, Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil

Doutoranda em Comunicação pela Universidade FederalFluminense. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Retóricado Consumo (UFF). Mestre em Comunicação e CulturaContemporâneas pela Universidade Federal da Bahia(UFBA). E-mail: fernandacarrera@gmail.com.

Publicado

2014-01-17

Como Citar

Carrera – Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil, F. (2014). O IMPERATIVO DA FELICIDADE EM SITES DE REDES SOCIAIS: materialidade como subsídio para o gerenciamento de impressões (quase) sempre positivas. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(1), 33–44. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/1857